AgroTimes

Israel se torna o primeiro país a exportar carne bovina cultivada; BRF (BRFS3) deve distribuir proteína no Brasil

18 jan 2024, 10:45 - atualizado em 18 jan 2024, 10:45
israel carne bovina
Três das oito primeiras empresas de carne cultivada do mundo são de Israel e 15% dos investimentos globais no campo são destinados a elas (Foto: Aleph Farms)

Israel se tornou o primeiro país do mundo a liberar a venda e exportações de carne bovina cultivada. Além disso, o Ministério da Saúde de Israel concedeu nesta semana aprovação regulatória para a Aleph Farms, startup israelense, comercializar seus produtos no país.

Com isso, o país se une aos Estados Unidos e Singapura, os únicos países que já permitem a venda de carne cultivada em seus territórios.

Essa aprovação concede à Aleph Farms permissão para produzir e comercializar seus produtos no território israelense, sujeita às diretrizes específicas para rotulagem e publicidade fornecidas pelo Ministério da Saúde local e à conclusão da inspeção da instalação de produção piloto.

O The Good Food Institute (GFI) foi a primeira organização a apresentar a tecnologia de carne cultivada aos reguladores israelenses e ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, por duas vezes (2020 e 2023), ocasiões em que ele experimentou a carne cultivada da empresa.

Além disso, a Aleph Farms foi fundada com base no projeto de doutorado de um ex-cientista sênior do GFI, doutor Tom Ben Arye Cohen.

O que é carne bovina cultivada?

Feita em laboratório, a carne bovina cultivada é produzida através das células de animais, com a proteína sendo desenvolvida fora do animal.

O primeiro produto a ser lançado pela empresa sob a marca Aleph Cuts será o “Petit Steak”, um bife cultivado a partir de células de Angus premium.

O produto híbrido de carne é composto por células não modificadas e não imortalizadas de uma vaca Angus preta premium, com uma matriz de proteína vegetal feita de soja e trigo.

Além das células derivadas de um dos óvulos fertilizados da vaca, não há outros componentes de origem animal no processo de cultivo ou no produto. O processo controlado e rastreável é realizado em um ambiente de produção asséptica, o que reduz significativamente os riscos de contaminação e exclui a necessidade da presença de antibióticos.

Assim que os requisitos de rotulagem e inspeção da instalação forem concluídos, a carne de laboratório será disponibilizada em restaurantes selecionados para, depois, ser distribuído para outros serviços de alimentação e varejo. Quanto ao custo, a empresa revelou que, no momento do lançamento, o Petit Steak terá preços semelhantes aos da carne bovina premium convencional.

Sobre a aprovação e a venda no Brasil

Gustavo Guadagnini, presidente do The Good Food Institute Brasil, afirma que a aprovação da carne cultivada da Aleph Farms em Israel representa um avanço monumental para o setor de proteínas alternativas.

“Este é um exemplo brilhante do que a inovação, aliada à ciência e à sustentabilidade, pode alcançar. No The Good Food Institute Brasil, vemos isso como um sinal promissor do que está por vir”, destaca.

Ele ainda lembar que a carne cultivada já está programada para chegar ao Brasil. “É um testemunho do potencial que a carne cultivada tem para revolucionar o sistema alimentar, oferecendo alternativas sustentáveis e éticas sem comprometer o sabor ou a tradição”, completa.

A parceria para distribuição do produto no mercado brasileiro foi feita com a BRF (BRFS3)



“Este é um momento crucial para Brasil, que também publicou seu o primeiro caminho regulatório para produtos do tipo e pode se posicionar como líder na adoção e na inovação de proteínas alternativas, trazendo benefícios tanto para a nossa economia como para o meio ambiente”, comemora Guadagnini.

Papel de Israel na carne bovina cultivada

Três das oito primeiras empresas de carne cultivada do mundo são israelenses e 15% dos investimentos globais no campo são destinados a elas. O país apoia e promove as proteínas alternativas devido à batalha contínua da nação contra a insegurança alimentar.

De acordo com dados governamentais de 2021, 16% das famílias israelenses e 21% das crianças não tinham acesso adequado a alimentos seguros e nutritivos. Entre as famílias com crianças, 19% enfrentaram insegurança alimentar, enquanto 8,5% sofreram de insegurança alimentar severa.

Como a carne cultivada não depende da agricultura de gado, de extensas áreas de terras agrícolas ou de grandes quantidades de água, os benefícios para a segurança alimentar são tão relevantes quanto para as mudanças climáticas, especialmente em um país com clima hostil e mais da metade do território composto por solos desérticos.

A  Aleph Farms já solicitou autorização para venda em Singapura, Suíça, Reino Unido e nos Estados Unidos.

Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
Linkedin
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.