Política

Itamaraty convoca diplomata dos EUA para prestar esclarecimentos após embaixada defender Bolsonaro

09 jul 2025, 15:42 - atualizado em 09 jul 2025, 15:42
Trump e Bolsonaro na Flórida (REUTERS/Tom Brenner)
(Imagem: REUTERS/Tom Brenner)

O Itamaraty convocou o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar, para que o representante diplomático explique uma manifestação divulgada mais cedo nesta quarta-feira (9) pela embaixada dos EUA em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A informação foi inicialmente divulgada em reportagem do jornal O Globo e confirmada à Reuters por uma fonte diplomática brasileira a par do assunto.

Procurados, tanto o Itamaraty quanto a embaixada dos EUA não responderam de imediato a pedidos de comentários.

A convocação do diplomata decorreu de uma nota divulgada mais cedo pela assessoria de imprensa da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em que fala de “perseguição política” contra Bolsonaro, ecoando declarações recentes do presidente Donald Trump.

“Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil. Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação”, disse a embaixada.

 

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar