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Itaú BBA corta preço-alvo da Locaweb em 42,6% e cita aumento da concorrência

25 nov 2021, 17:01 - atualizado em 25 nov 2021, 17:02
Locaweb
Banco manteve a recomendação de compra para os papéis. (Imagem: Divulgação/Locaweb)

O Itaú BBA cortou o preço-alvo para as ações da Locaweb (LWSA3), de R$ 33,10 ao fim deste ano para R$ 19,00 ao fim de 2022 — um ajuste de 42,6%, mas ainda representando um potencial de alta de 31,6% sobre o preço desta quarta-feira (24).

O banco, que manteve a recomendação de compra para os papéis, avalia que as perspectivas sobre a empresa têm sido impactadas pelo aumento da concorrência e elevação no custo de aquisição de cliente (CAC) no curto prazo, em meio à reabertura de lojas físicas.

“A maioria dos novos vendedores possui lojas físicas, reduzindo a rotação de clientes devido ao maior atrito com o encerramento das operações”, diz trecho do relatório assinado por Enrico Trotta, Cristian Faria e Gabriela Moraes.

O Itaú vê ainda fusões e aquisições mais “seletivas” devido aos níveis de avaliação implícitos da empresa que sofreram com a queda da ação — os papéis da Locaweb acumulam queda de 28,4% neste ano, embora subissem 4,2% nesta quarta, a R$ 14,43.

Para a instituição, a Locaweb deve manter o crescimento orgânico proforma, que no terceiro trimestre foi de 48% na comparação anual, em meio ao avanço do GMV (volume bruto de mercadorias dentro de plataformas digitais), que tem superado o mercado de e-commerce no Brasil.

Os analistas dizem que as margens são afetadas pelo avanço nas despesas com vendas (S&M) e de pesquisa e desenvolvimento (P&D), “devido aos concorrentes capitalizados e aos desafios para atrair novos clientes após a pandemia”.

O Itaú pondera que o comportamento das margens no curto prazo é difícil de avaliar, mas projeta uma recuperação gradual da métrica, em um reflexo do ciclo de investimento em P&D de dois anos.

Em entrevista ao Money Times no último dia 16, o CEO da Locaweb, Fernando Cirne, disse que a redução da margem no terceiro trimestre foi um movimento proposital e controlado, feito para permitir que a empresa dê continuidade à sua trajetória de expansão.

Segundo o executivo, em um momento de reabertura econômica, em que a participação do e-commerce ainda é pequena no varejo brasileiro, a Locaweb não quer correr o risco de desacelerar.

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Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
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Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
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