Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Itaú vê crescimento de 0,4% no PIB em novembro e projeta queda de 0,5% em dezembro

16/01/2019 - 15:36

Itaú

Por Investing.com – O mês de novembro foi mais um a registrar crescimento da economia brasileira, de acordo com a pesquisa PIB mensal Itaú Unibanco (SA:ITUB4). De acordo com o levantamento, o avanço foi de 0,4%, com oito dos trezes componentes registrando ganhos no período. Para dezembro, com base em indicadores coincidentes já divulgados, projetamos, por ora, queda de 0,5% do PM- Itaú.

Na comparação ante o mesmo mês do ano anterior, houve uma desaceleração para 1,9% ante de 2,1% no mês anterior. Apesar da alta na margem, o PM-Itaú mostra desaceleração do crescimento na variação trimestral, passado o período afetado pelo efeito base da paralisação dos caminhoneiros.

Para os analistas do banco, essa fraqueza, principalmente na indústria, é consequência de uma combinação de efeito defasado do aperto das condições financeiras do 3T18 com a desaceleração do crescimento global – em particular e países com participação relevante nas exportações de manufatura do Brasil.

O banco lembra que, segundo os dados do IBGE, enquanto as vendas no varejo apresentaram expressivo avanço (influenciada pela Black Friday), tanto a produção industrial quanto a receita real do setor de serviços ficaram virtualmente estáveis em novembro.

Na avaliação por segmentos, dentre os treze indicadores do PIB mensal, oito avançaram em novembro na comparação mensal dessazonalizada. As maiores altas foram observadas no setor de energia e saneamento (2,3%) e no comércio (0,6%). Dentre os componentes que recuaram, destaque para a construção civil, que apresentou queda de 1,3%.

Do ponto de vista da demanda, o consumo das famílias apresentou alta de 1,0% em novembro após ajuste sazonal. Por outro lado, o investimento em capital fixo recuou 2,2%. Na comparação anual, o indicador de consumo das famílias avançou 3,1%, enquanto de investimentos ficou estável, desacelerando em relação ao mês anterior (6,9%).

Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Vitória Fernandes - 16/01/2019 - 15:36

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto