Empresas

Itaúsa (ITSA4) despacha mais uma leva de ações da XP

19 jul 2023, 8:57 - atualizado em 19 jul 2023, 9:22
Itaúsa
Recursos obtidos serão destinados ao reforço de caixa e à ampliação do nível de liquidez da Itaúsa (Imagem: Itausa)

A Itaúsa (ITSA4) informou nesta quarta-feira (19) que efetuou a venda de 5.600.000 ações Classe A de emissão da XP Investimentos (XPBR31), correspondentes a 1,02% do capital da companhia, por R$ 600 milhões.

Assim, a Itaúsa passou a deter 17.870.985 de ações da XP, equivalentes a 3,27% do capital da XP e 1,15% de seu capital votante.

A alienação decorre da decisão estratégica da Itaúsa de reduzir sua participação na XP, conforme divulgado anteriormente, por não se tratar de ativo estratégico. A holding vem reduziu a participação na XP desde 2021.

Os recursos obtidos serão destinados ao reforço de caixa e à ampliação do nível de liquidez da Itaúsa, informou a companhia.

“Não são esperados impactos relevantes aos resultados da Itaúsa do 3º trimestre de 2023 adicionais aos efeitos relativos à mudança no tratamento contábil do investimento na XP já comunicados ao mercado no Fato Relevante divulgado pela Companhia em 10.07.2023”.

  • Saiba qual é a melhor estratégia para o investidor tradicional começar no mercado cripto e surfar no ‘bull market’ que vem por aí: O analista Vinícius Bazan recomendou uma criptomoeda além do Bitcoin (BTC) que pode se dar muito bem com o cenário, veja qual é e como montar uma boa carteira cripto aqui. 

A Itaúsa informou no início do mês que deixará de registrar contabilmente o investimento na XP pelo método de equivalência patrimonial, passando a tratá-lo como ativo financeiro mensurado a valor justo.

Essa mudança no tratamento contábil pela Itaúsa, conforme exigido pelas normas contábeis, impactará positivamente o resultado do terceiro trimestre de 2023 em, aproximadamente, R$ 860 milhões (valor líquido), considerando a cotação da ação da XP e a taxa de câmbio de fechamento de 7 de junho.

Veja o comunicado da Itaúsa

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin