Economia

ITE-Facamp avança 0,6% na margem em julho, após retração de 0,4% em junho

13 set 2022, 14:39 - atualizado em 13 set 2022, 14:40
Moeda, real
De acordo com o NEC-Facamp, o ITE tem um coeficiente de correlação de Pearson (r) de 0,84 com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Índice de Tendência Econômica da Facamp (ITE-Facamp) avançou 0,6% na margem em julho, na série com ajuste sazonal, após retração de 0,4% em junho. Com o resultado, a média móvel trimestral do indicador desacelerou de 1,2% para 1,0%.

“O resultado de julho corrobora o diagnóstico de reação da atividade econômica. Essa reação, mesmo que oscilante em alguns meses, tem sido verificada também nos indicadores do mercado de trabalho, na indústria e no setor de serviços.

Acreditamos que os fatores que explicam esse melhor momento sejam a injeção de recursos da PEC Kamikaze, a tendência de normalização residual de algumas cadeias globais de produção e o recuo do dólar recentemente (que favorece o quadro inflacionário, melhora o poder de compra e também facilita importações)”, afirmam os pesquisadores no Núcleo de Estudos da Conjuntura (NEC) da Facamp, em nota.

Na comparação com o mesmo mês de 2021, o ITE mostrou alta de 2,6% em julho, após avanço de 0,4% em junho. O índice acumula crescimento de 1,3% em 12 meses, abaixo da alta de 1,8% registrada no mês anterior.

De acordo com o NEC-Facamp, o ITE tem um coeficiente de correlação de Pearson (r) de 0,84 com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).

Em relação ao PIB trimestral, o coeficiente de correlação foi de 0,79 no segundo trimestre de 2022.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.