Japão diz que acordo comercial com EUA não foi fechado e aguarda ordens de produtos farmacêuticos e chips

O amplo acordo comercial do Japão com os Estados Unidos “não está resolvido”, já que Washington não emitiu as esperadas ordens presidenciais sobre tarifas para produtos farmacêuticos e semicondutores, disse o principal negociador de tarifas de Tóquio neste sábado (6).
“Embora tenha sido emitida uma ordem presidencial referente a ajustes nas tarifas gerais, bem como nas tarifas sobre automóveis e peças automotivas, ainda não foram emitidas ordens presidenciais para o status de nação mais favorecida para produtos farmacêuticos e semicondutores”, disse Ryosei Akazawa a repórteres após retornar das negociações em Washington.
“Portanto, não se pode dizer que isso está resolvido”, disse Akazawa, ministro da política econômica do Japão, acrescentando que Tóquio continuaria a pressionar.
- LEIA TAMBÉM: O Money Times liberou, como cortesia, as principais recomendações de investimento feitas por corretoras e bancos — veja como acessar
Akazawa disse que o Japão iniciaria uma análise completa do impacto econômico das mudanças nas tarifas automotivas dos EUA e como as condições comerciais competitivas do Japão se comparam às de outros países.