AgroTimes

JBS (JBSS3): Dupla listagem enfrenta acionistas divididos — e rejeição está ganhando

22 maio 2025, 11:10 - atualizado em 22 maio 2025, 13:10
jbs jbss3 dupla listagem
A JBS divulgou parcial do posicionamento dos acionistas sobre dupla listagem das ações (Foto: Divulgação)

A JBS (JBSS3) enfrenta uma base de acionistas dividida sobre a dupla listagem nos Estados Unidos. A companhia divulgou nesta quinta-feira (22) uma parcial sobre a posição até o momento.

O documento mostra 246 milhões de votos colocados a favor da dupla listagem e 271 milhões contrários, de um total de 2,2 bilhões. Lembrando que cada ação dá direito a um voto.

Está marcada para sexta-feira (23) uma assembleia extraordinária para tentar aprovar o plano de listagem das ações na bolsa de Nova York (Nyse). No momento, a listagem primária da processadora de proteína animal está no Brasil, mas a intenção é que as negociações por aqui ocorrem via BDRs.

Nos últimos dias, a consultoria Institutional Shareholder Services (ISS), de voto institucional, divulgou uma recomendação contrária à mudança no frigorífico, afirmando que “é problemática e priva grandemente os acionistas minoritários”.

Em relatório recente, o JP Morgan apontou que a maioria dos investidores vinha recebendo bem a listagem nos EUA, dado o consenso de que a ação deveria ser negociada a múltiplos mais altos após a concretização da listagem.

Os papéis reagiram positivamente em todos os eventos que indicaram avanço no processo de listagem.

“Conforme a carta da JBS aos acionistas, a ISS apontou preocupações com governança relacionadas à listagem, e acreditamos que esse fator tenha pesado no desempenho das ações nos últimos três dias. Não temos uma estimativa de qual percentual dos investidores pode seguir a recomendação da ISS e votar contra a listagem no dia 23 de maio, mas isso certamente levanta preocupações e reduz a probabilidade de aprovação”.

Nesta quinta, a ação não mostra reação significativa ao documento, com leve alta de 0,31%, a R$ 42,21, por volta de 11h (horário de Brasília). Acompanhe o tempo real.



Compartilhar

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.