Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

JBS precisa fazer mais pelos princípios de ESG, diz Guide

14/10/2020 - 15:49
Unidade da JBS na Austrália JBSS3
Descaso: para Ministério Público, JBS não protegeu adequadamente funcionários contra a Covid-19 (Imagem: Linkedin/ JBS Austrália)

É raro que analistas puxem a orelha de uma empresa com franqueza, no mundo polido dos relatórios de recomendação. Mas é justamente isso que Luis Sales, da Guide Investimentos, fez com a JBS (JBSS3), maior processadora de proteína animal do mundo.

O estopim foi a divulgação, nesta quarta-feira (14), de duas notícias negativas ligadas às políticas de ESG (a sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa).

Nos Estados Unidos, sua controlada Pilgrim’s Pride concordou em pagar uma multa de US$ 110,5 milhões para encerrar um processo sobre práticas anticoncorrenciais no mercado de frangos.

Aqui no Brasil, o Ministério Público do Trabalho iniciou uma ação civil pública contra a empresa, acusando-a de não adotar as medidas sanitárias necessárias para impedir que os funcionários fossem contaminados pelo coronavírus. A multa exigida é de R$ 15 milhões.

Churrasco de reputação

Para Sales, tudo isso é negativo para a companhia. “Quando se trata de ESG, a JBS não chega a ser uma companhia muito bem avaliada”, afirmou no comentário sobre o caso, publicado para os clientes da Guide.

Sales lista os problemas recentes da JBS no campo da transparência e da ética corporativas, como não rastrear toda a cadeia de produção e ser “alvo de escândalos de corrupção”. O analista acrescenta que as acusações do Ministério Público mostram “bastante sobre o relacionamento que a empresa cultiva com os envolvidos em seu processo”.

A Guide admite que, recentemente, a JBS vem adotando medidas para melhorar suas práticas ESG, mas alerta que “devemos acompanhar de perto” sua efetiva implantação e os resultados.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Márcio Juliboni - 14/10/2020 - 17:39