Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

JBS precisa fazer mais pelos princípios de ESG, diz Guide

14/10/2020 - 15:49
Unidade da JBS na Austrália JBSS3
Descaso: para Ministério Público, JBS não protegeu adequadamente funcionários contra a Covid-19 (Imagem: Linkedin/ JBS Austrália)

É raro que analistas puxem a orelha de uma empresa com franqueza, no mundo polido dos relatórios de recomendação. Mas é justamente isso que Luis Sales, da Guide Investimentos, fez com a JBS (JBSS3), maior processadora de proteína animal do mundo.

O estopim foi a divulgação, nesta quarta-feira (14), de duas notícias negativas ligadas às políticas de ESG (a sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa).

Nos Estados Unidos, sua controlada Pilgrim’s Pride concordou em pagar uma multa de US$ 110,5 milhões para encerrar um processo sobre práticas anticoncorrenciais no mercado de frangos.

Aqui no Brasil, o Ministério Público do Trabalho iniciou uma ação civil pública contra a empresa, acusando-a de não adotar as medidas sanitárias necessárias para impedir que os funcionários fossem contaminados pelo coronavírus. A multa exigida é de R$ 15 milhões.

Churrasco de reputação

Para Sales, tudo isso é negativo para a companhia. “Quando se trata de ESG, a JBS não chega a ser uma companhia muito bem avaliada”, afirmou no comentário sobre o caso, publicado para os clientes da Guide.

Sales lista os problemas recentes da JBS no campo da transparência e da ética corporativas, como não rastrear toda a cadeia de produção e ser “alvo de escândalos de corrupção”. O analista acrescenta que as acusações do Ministério Público mostram “bastante sobre o relacionamento que a empresa cultiva com os envolvidos em seu processo”.

A Guide admite que, recentemente, a JBS vem adotando medidas para melhorar suas práticas ESG, mas alerta que “devemos acompanhar de perto” sua efetiva implantação e os resultados.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Márcio Juliboni - 14/10/2020 - 17:39