Empresas

Joia da coroa: Pandora estreia no Mercado Livre (MELI34), que acelera plano para crescer em Moda e Beleza

10 jul 2025, 14:05 - atualizado em 10 jul 2025, 14:05
mercado livre
Mercado Livre e Pandora anunciaram parceria durante evento em São Paulo nesta quinta-feira (10) (Imagem: Divulgação/Mercado Livre)

O Mercado Livre (MELI34) é o primeiro marketplace no Brasil a receber uma loja oficial da Pandora, anunciaram as companhias em evento com a imprensa nesta quinta-feira (10), em São Paulo. Os produtos estão disponíveis na plataforma há cerca de um mês, após um lançamento silencioso que antecipou o anúncio oficial.

O movimento da gigante argentina acompanha a recente corrida dos e-commercespor protagonismo no mercado. Segundo Anna Araripe, diretora de marketplace do Mercado Livre, a expansão do sortimento na categoria de “Moda e Beleza” está no radar da companhia, com foco em marcas grandes e globais — a Pandora está presente em mais de 100 países.

Ainda de acordo com Araripe, “Moda e Beleza” ocupa o terceiro lugar entre as categorias que mais cresceram no primeiro trimestre. Todos os meses, cerca de 38 milhões de pessoas acessam essa categoria no Mercado Livre.

“Contamos hoje com mais de 10 milhões de itens na plataforma. E moda é a categoria que mais cresce em quantidade de produtos, porque fala muito dessa construção de portfólio. A gente vem fazendo um esforço significativo e intencional, principalmente para as grandes marcas”, disse.

Do lado da Pandora, Daniela Valadão, diretora da operação brasileira da companhia, aponta que a parceria complementa um movimento de ampliação na oferta dos produtos. Hoje, além das lojas físicas e do e-commerce próprio da marca, a executiva destaca que também há distribuição por meio de lojas independentes e, agora, pelo marketplace.

O canal digital da Pandora representa cerca de 20% do faturamento anual médio, segundo Valadão, podendo atingir até 40% em datas sazonais, como a Black Friday.

A entrada da Pandora no Mercado Livre se beneficia do alto tráfego da plataforma e também de uma operação logística integrada. De acordo com a apresentação feita no evento, o Mercado Livre é responsável pela coleta dos produtos e entrega ao cliente, o que amplia o alcance da Pandora no Brasil ao aproveitar a malha logística da parceira.

Mercado Livre na corrida dos e-commerces

Analistas do BTG Pactual apontam que a concorrência no e-commerce brasileiro segue se intensificando, com o Mercado Livre e a Shopee promovendo reduções de até 40% nos custos logísticos, enquanto a Amazon lançou um novo programa voltado para vendedores parceiros.

O banco observa que, nos últimos três anos, o cenário do e-commerce na América Latina passou de uma mentalidade de crescimento a qualquer custo para uma abordagem mais voltada à monetização.

“No entanto, o ressurgimento de players internacionais que adotam operações locais, combinado ao investimento renovado da Amazon em incentivos aos vendedores, aponta para uma reaceleração da concorrência baseada em preços”, afirmam.

Apesar desse cenário, o BTG mantém uma visão estruturalmente positiva para o Mercado Livre, sustentada por sua escala logística, integração com serviços financeiros e fortes efeitos de rede no ecossistema de compradores e vendedores.

Vale lembrar que, no último mês, o Meli anunciou outra medida relevante: a redução do valor mínimo para frete grátis, que agora é de R$ 19. A nova política — e as demais condições logísticas — também se aplicam à parceria com a Pandora.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar