CryptoTimes

JPMorgan (JPMC34) encerra contas bancárias de fundador da Uniswap sem aviso prévio

24 jan 2022, 12:50 - atualizado em 24 jan 2022, 12:50
JPMorgan Chase reuters
Esta não é a primeira vez que JPMorgan Chase encerra uma conta de um executivo de uma empresa cripto (Imagem: Reuters/Andrew Burton)

Nesse domingo (24), o fundador da Uniswap (UNI), Hayden Adams, escreveu no Twitter que JPMorgan Chase (JPMC34) encerrou suas contas bancárias sem aviso prévio nem explicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Sei de muitas pessoas e companhias que foram alvos semelhantes simplesmente por trabalharem na indústria cripto”, escreveu Adams. 

As contas bancárias de Adams foram encerradas na semana passada. A iniciativa da instituição financeira acontece poucos meses após a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC) dos Estados Unidos ter, supostamente, iniciado uma investigação contra o Uniswap Labs, o principal desenvolver do maior protocolo de corretora descentralizada (DEX) do mundo, Uniswap.

Em setembro do ano passado, Wall Street Journal informou, citando “pessoas familiarizadas com o assunto”, que os advogados de fiscalização da SEC estão investigando Uniswap Labs sobre como investidores usam o protocolo da corretora descentralizada e como esta é comercializada.

Na época, um porta-voz da DEX disse ao Wall Street Journal que a companhia é “comprometida em atender às leis e regulações que governam a nossa indústria, e a fornecer informações a reguladoras que a ajudará em qualquer investigação”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ex-presidente da Comissão para Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), Brian Quintenz, que agora trabalha como sócio consultor na empresa de investimentos em cripto Andreessen Horowitz (a16z), comentou o assunto.

“Provavelmente, a remoção de serviços bancários de cripto foi decidida por examinadores bancários do [Federal Reserve] ou do [Escritório de Controladoria da Moeda], com orientações do topo. Se o examinador disse a um banco que determinado cliente é muito arriscado, e o banco encerrar essa relação, o banco está contratualmente impedido de dizer a esse cliente o porquê [do encerramento da relação]”, Quintenz escreveu em um tuíte como resposta ao tuíte inicial de Adams.

Esta não é a primeira vez que JPMorgan Chase encerra uma conta de um executivo de uma empresa cripto. Em 2018, o banco encerrou a conta de Erik Voorhess, fundador da corretora cripto ShapeShift. O banco também encerrou, anteriormente, uma conta da folha de pagamentos da corretora cripto Kraken.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar