JPMorgan (JPMC34) encerra contas bancárias de fundador da Uniswap sem aviso prévio

The Block
The Block
24/01/2022 - 12:50
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
JPMorgan Chase reuters
Esta não é a primeira vez que JPMorgan Chase encerra uma conta de um executivo de uma empresa cripto (Imagem: Reuters/Andrew Burton)

Nesse domingo (24), o fundador da Uniswap (UNI), Hayden Adams, escreveu no Twitter que JPMorgan Chase (JPMC34) encerrou suas contas bancárias sem aviso prévio nem explicação.

“Sei de muitas pessoas e companhias que foram alvos semelhantes simplesmente por trabalharem na indústria cripto”, escreveu Adams. 

As contas bancárias de Adams foram encerradas na semana passada. A iniciativa da instituição financeira acontece poucos meses após a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC) dos Estados Unidos ter, supostamente, iniciado uma investigação contra o Uniswap Labs, o principal desenvolver do maior protocolo de corretora descentralizada (DEX) do mundo, Uniswap.

Em setembro do ano passado, Wall Street Journal informou, citando “pessoas familiarizadas com o assunto”, que os advogados de fiscalização da SEC estão investigando Uniswap Labs sobre como investidores usam o protocolo da corretora descentralizada e como esta é comercializada.

Na época, um porta-voz da DEX disse ao Wall Street Journal que a companhia é “comprometida em atender às leis e regulações que governam a nossa indústria, e a fornecer informações a reguladoras que a ajudará em qualquer investigação”.

O ex-presidente da Comissão para Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), Brian Quintenz, que agora trabalha como sócio consultor na empresa de investimentos em cripto Andreessen Horowitz (a16z), comentou o assunto.

“Provavelmente, a remoção de serviços bancários de cripto foi decidida por examinadores bancários do [Federal Reserve] ou do [Escritório de Controladoria da Moeda], com orientações do topo. Se o examinador disse a um banco que determinado cliente é muito arriscado, e o banco encerrar essa relação, o banco está contratualmente impedido de dizer a esse cliente o porquê [do encerramento da relação]”, Quintenz escreveu em um tuíte como resposta ao tuíte inicial de Adams.

Esta não é a primeira vez que JPMorgan Chase encerra uma conta de um executivo de uma empresa cripto. Em 2018, o banco encerrou a conta de Erik Voorhess, fundador da corretora cripto ShapeShift. O banco também encerrou, anteriormente, uma conta da folha de pagamentos da corretora cripto Kraken.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 24/01/2022 - 12:50

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto