Internacional

Juiz alemão eleva ameaças conforme decisão sobre estímulo do BCE se torna política

13 maio 2020, 9:55 - atualizado em 13 maio 2020, 9:55
Euro Moedas Europa
O futuro do euro está em jogo (Imagem: Reuters/Kai Pfaffenbach)

Uma decisão da corte alemã que atinge o principal programa de estímulo do Banco Central Europeu está explodindo em uma crise política que colocou os conservadores alemães contra Bruxelas, com o futuro do euro em jogo.

Em duas entrevistas a jornais, um membro da Corte Constitucional alemã que na semana passada condenou o plano de compra de títulos do BCE disse que qualquer ação legal da União Europeia contra a Alemanha por causa da decisão “enfraquecerá ou ameaçará” o bloco a longo prazo.

Os raros comentários do juiz Peter Huber vieram apenas um dia depois que Friedrich Merz, um candidato conservador a suceder Merkel, também defendeu o veredicto do tribunal alemão, em comentários que mostram que a Alemanha corre o risco de se tornar mais eurocética na era pós-Merkel.

Huber interveio no acalorado debate depois que Ursula von der Leyen, presidente alemã no executivo da UE, levantou no domingo a possibilidade de uma ação judicial sobre a decisão da semana passada pela Corte Constitucional alemã em Karlsruhe.

O juiz disse ao Frankfurter Allgemeine Zeitung que “um processo de infração causaria uma escalada considerável, que poderia mergulhar a Alemanha e outros Estados membros em um conflito constitucional difícil de resolver”.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.