Internacional

Kashkari, do Fed, sugere lockdown de 4 a 6 semanas e diz que Congresso dos EUA pode gastar com estímulo

03 ago 2020, 9:45 - atualizado em 03 ago 2020, 9:45
Federal Reserve
A economia, que no segundo trimestre sofreu seu maior golpe desde a Grande Depressão, seria capaz de apresentar uma recuperação robusta, mas apenas se o vírus for controlado, disse à CBS Neel Kashkari, presidente do Federal Reserve de Minneapolis (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)

A economia dos Estados Unidos poderia se beneficiar se o país fizesse um “lockdon muito forte” por quatro a seis semanas, disse uma importante autoridade do Federal Reserve no domingo, acrescentando que o Congresso norte-americano pode pagar grandes quantias nos esforços de ajuda contra o coronavírus.

A economia, que no segundo trimestre sofreu seu maior golpe desde a Grande Depressão, seria capaz de apresentar uma recuperação robusta, mas apenas se o vírus for controlado, disse à CBS Neel Kashkari, presidente do Federal Reserve de Minneapolis.

“Se não fizermos isso e apenas tivermos esse vírus violento por todo o país com surtos e bloqueios locais pelos próximos um ou dois anos, o que é inteiramente possível, veremos muitas, muitas outras falências empresariais”, disse Kashkari.

“Será uma recuperação muito mais lenta para todos nós.”

Ele disse que o Congresso está posicionado para gastar bastante em esforços de auxílio contra o coronavírus porque o déficit orçamentário do país pode ser financiado sem depender de empréstimos externos, dado o quanto os norte-americanos estão economizando.

“Aqueles entre nós que têm a sorte de ainda ter nossos empregos, estamos economizando muito mais dinheiro porque não vamos a restaurantes, cinemas ou viagens”, disse Kashkari.

“Na verdade, isso significa que temos muito mais recursos como país para apoiar aqueles que foram demitidos”, disse.

Compartilhar

reuters@moneytimes.com.br