Eleições 2026

Kassab confirma que Caiado cogita Armínio Fraga no Ministério da Fazenda

12 ago 2026, 14:44
Gilberto Kassab confirma que Caiado quer Armímio Fraga na Fazenda (Captura de Tela/Money Times)

O candidato a vice-presidente da República na chapa de Ronaldo Caiado, Gilberto Kassab (PSD), confirmou nesta quarta-feira (12), que Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, é cogitado para assumir o Ministério da Fazenda em uma eventual gestão do ex-governador goiano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante discurso a empresários, Caiado reafirmou que pretende convidar Fraga para integrar sua equipe, mas não especificou qual função seria oferecida ao economista.

O candidato também citou o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, o embaixador e ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) Roberto Azevêdo e o ex-ministro Guilherme Afif Domingos como nomes para integrar seu eventual governo.

“Quero que venham trabalhar comigo. Vou chamar Lincoln Gakiya, pelo trabalho dele, o embaixador Roberto Azevêdo, que é uma referência no cenário mundial, e Armínio Fraga”, afirmou Caiado.

Ao mencionar Afif, o presidenciável destacou a experiência do ex-ministro nas áreas do associativismo e das micro e pequenas empresas. Caiado reconheceu que ainda não recebeu uma resposta, mas disse que o convite já está feito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Kassab e Caiado participaram de um almoço com empresários promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no Clube Atlético Monte Líbano, na capital paulista. A cerimônia reuniu cerca de mil convidados.

Apesar dos acenos do presidenciável, Gakiya recusou o convite. Ao ser questionado pela imprensa durante coletiva nesta quarta-feira em evento na zona norte da capital, Caiado disse ter conversado com o promotor e que o convite, “feito espontaneamente”, teve o objetivo de exemplificar o perfil técnico que considera ideal para a pasta.

Terras raras e Estados Unidos

Durante a fala, Caiado classificou como “burrice e mau-caratismo” a posição adotada por parte do governo federal de que sua proposta para o setor de terras raras significaria entregar esses recursos aos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, o plano busca atrair tecnologia para que o País deixe de exportar minerais brutos e passe a produzir bens de maior valor agregado, como baterias, semicondutores e turbinas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar