Legislação sobre criptomoedas poderia afetar o status de reserva do dólar?

22/12/2020 - 9:41
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
dólar bitcoin
O relatório recomendou que o congresso continue analisando o status do dólar, principalmente em relação a mudanças econômicas e tecnológicas (Imagem: Pixabay/tombark)

O serviço interno de pesquisa do Congresso americano afirma que não há evidência de que o dólar esteja perdendo seu status como a moeda de reserva dominante — mas pode beneficiar autoridades a entenderem como uma legislação sobre criptomoedas poderia impactar esse status.

A batalha de reserva mundial: criptomoedas x dólar

No relatório “O dólar americano como a moeda de reserva dominante”, o Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA disse que uma análise mais profunda sobre os efeitos do crescente setor cripto ainda não demonstrou qualquer motivo significativo para preocupação relacionado à posição do dólar.

Porém, reconheceu que, embora “criptomoedas continuem sendo um mercado pequeno, volátil e de nicho”, moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) estão surgindo, em que 80% dos bancos centrais estão desenvolvendo uma oferta, segundo uma pesquisa realizada pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS).

O relatório recomendou que o Congresso continue analisando o status do dólar, principalmente em relação a mudanças econômicas e tecnológicas.

“Até hoje, não existe evidência de um afastamento do dólar americano como a moeda de reserva dominante. Porém, o Congresso pode […] considerar como a legislação, em inúmeras áreas políticas, incluindo sanções e criptomoedas, poderia impactar o status de moeda de reserva dominante do dólar”, explica o relatório.

Legislações contendo linguagem oficial sobre a criação de um dólar digital já foram apresentadas, mas nenhuma foi aprovada.

Agora é a hora dos EUA entrarem
para o jogo das moedas digitais, afirma ex-CFTC

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 23/03/2021 - 7:56

Pela Web