Impeachment

Lei do Impeachment: Entenda o projeto que prevê mudanças nos pedidos de destituição de presidentes

24 mar 2023, 13:22 - atualizado em 24 mar 2023, 13:22
Rodrigo Pacheco, Lei do Impeachment
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, apresenta projeto para nova Lei do Impeachment (Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), apresentou na quinta-feira (23) um projeto de lei de atualização da Lei do Impeachment, de 1950.

O novo texto foi elaborado por uma comissão de juristas que trabalha no projeto desde o início de 2022. A comissão é presidida pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Pacheco, a lei atual está defasada e seus problemas já foram apontados em diversas ocasiões pela doutrina e pela jurisprudência como fonte de instabilidade institucional, o que demanda sua completa revisão.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

O projeto de lei estabelece os procedimentos do impeachment e atualiza os tipos de pedidos, além das condutas dos agentes. Também especifica os crimes de responsabilidade.

Outra mudança é que o texto estabelece um prazo de até 30 dias para que os presidentes das Casas legislativas apreciem as denúncias de Impeachment.

Atualmente, não há um prazo para que o pedido seja avaliado pelo Congresso. Durante o mandato de Jair Bolsonaro, por exemplo, foram enviados 153 pedidos de impeachment para a Câmara. Nenhum foi analisado.

*Com informações da Agência do STF

Confira o projeto da nova Lei do Impeachment:

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.