Lei Magnitsky: Banco do Brasil (BBAS3) bloqueia cartão de crédito de Moraes, diz jornal

O Banco do Brasil (BBAS3) bloqueou um cartão de crédito de bandeira americana do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão das sanções impostas pelos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky. A informação é do jornal Valor Econômico.
Como alternativa, a instituição já até teria oferecido a Moraes um cartão de bandeira Elo, que não tem operação nos EUA.
Na terça-feira (19), o BB havia afirmado que estava preparado para lidar com temas “complexos e sensíveis” envolvendo regulamentações globais, após questionamento da Reuters sobre a aplicação da Lei Magnitsky.
“Com mais de 80 anos de atuação no exterior, a instituição acumula sólida experiência em relações internacionais e está preparada para lidar com temas complexos e sensíveis que envolvem regulamentações globais”, disse o Banco do Brasil em nota divulgada nesta semana.
- SAIBA MAIS: Quer receber análises confiáveis sobre o universo cripto? Cadastre-se para receber a newsletter gratuita do Crypto Times
Decisão de Dino
Na segunda-feira (18), o ministro Flávio Dino, também do STF, suspendeu a eficácia de decisões judiciais, leis, decretos e ordens executivas de Estados estrangeiros no Brasil.
Apesar disso, o receio de sanções dos Estados Unidos levou os bancos brasileiros a perderem R$ 41 bilhões em valor de mercado nos últimos dias. Isso porque as grandes instituições financeiras operam em território americano e podem ficar expostas a restrições caso mantenham relações com pessoas incluídas na Magnitsky.
*Com informações da Reuters