Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Líderes incluem MP da Embratur na pauta da sessão desta quarta-feira

22/04/2020 - 7:34
Major Vitor Hugo
De acordo com o líder do governo na Câmara, deputado Vitor Hugo, a medida vai permitir a repatriação de brasileiros retidos no exterior em razão do fechamento de portos e aeroportos por causa da pandemia (Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Em reunião realizada por videoconferência nesta última terça-feira (21), líderes dos partidos na Câmara dos Deputados incluíram duas medidas provisórias na pauta da sessão virtual do Plenário prevista para esta quarta-feira (22).

Uma delas (MP 907/19) transforma a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo) em agência autônoma e destina à nova entidade parte dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) antes destinada ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

De acordo com o líder do governo na Câmara, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), a medida vai permitir a repatriação de brasileiros retidos no exterior em razão do fechamento de portos e aeroportos por causa da pandemia de Covid-19.

“A MP é voltada para a questão da Embratur e possibilita a repatriação de brasileiros espalhados pelo mundo, que querem voltar ao Brasil no contexto da pandemia”, disse.

A MP 907 também altera a Lei dos Direitos Autorais para acabar com a cobrança de direitos autorais sobre as músicas executadas no interior dos quartos de hotéis e cabines de navios.

A medida também adia, para 2024, o benefício fiscal que existe para as remessas ao exterior destinadas à cobertura de gastos pessoais de brasileiros em viagens de turismo, negócios, serviço, treinamento ou missões oficiais.

Servidores

A outra medida provisória na pauta (MP 913/19) autoriza o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a prorrogar por até um ano o contrato temporário de nove servidores da área de tecnologia da informação e comunicação empregados pela pasta.

“A medida é importante para a área de TI (tecnologia da informação) do ministério”, explicou o líder do governo.

De acordo com a exposição de motivos da medida provisória, os nove servidores temporários são responsáveis pela gestão de 17 contratos e pela manutenção de 48 sistema de informações.

O deputado José Guimarães (PT-CE), líder da Minoria, disse que pediu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a inclusão na pauta da semana que vem da votação da medida provisória 936/20, que Institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, com aplicação durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus. “Queremos sinalizar a manutenção dos empregos”, disse.

José Guimarães
O deputado José Guimarães, líder da Minoria, disse que pediu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a inclusão na pauta da semana que vem da votação da medida provisória 936/20 (Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A MP também permite a redução proporcional de jornada de trabalho e de salários, a suspensão temporária do contrato de trabalho e reconhece a garantia provisória no emprego ao empregado que receber o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda.

Última atualização por Rafael Borges - 22/04/2020 - 7:36

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web