Carreiras

Lifelong Learning: o que é, dicas e a importância dele para a sua carreira

09 fev 2022, 19:52 - atualizado em 09 fev 2022, 19:52
Webinar
Painel discutirá competências importantes, como a do Lifelong Learning, para o desenvolvimento profissional (Imagem: Libby Penner/Unsplash)

O Lifelong Learning é, em linha gerais, uma perspectiva de evolução do conhecimento ao longo da vida em que não se tem nenhuma barreira física para que o profissional obtenha o conhecimento necessário para seu crescimento. Assim, as competências individuais precisam estar alinhadas num contexto de mercado de modo que o futuro profissional seja desenhado de forma ampla e a aprendizagem de algo novo possa acontecer em qualquer ambiente, inclusive em uma conversa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pensando nisso, o Mackenzie Soluções, área de negócios do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), realizará, no dia 17 de fevereiro, às 9h, o webinar Lifelong Learning: A Tecnologia como meio para o Desenvolvimento do Potencial Competitivo. O evento é gratuito e é necessário se inscrever pelo link para participar.

O superintendente do Centro de Educação a Distância (CEDaD) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Carlos Netto, que também participa do evento, conversou com exclusividade para o Money Times sobre a importância do Lifelong Learning. 

Para Netto, o Lifelong Learning, ou seja, essa ideia do constante aprendizado pautado nas mudanças que ocorrem no mundo e que são independentes da nossa vontade, tem sua importância diretamente ligada a mudanças que vão nos impactar e é preciso dialogar com elas, pois não somos agentes passivos, nós podemos intervir no rumo dessas mudanças na nossa vida e no contexto das empresas. Ele afirma, “ninguém muda nada sozinho a gente muda em coletividade, nós mudamos em rede nós ganhamos potência na rede”.

O especialista sugere, para quem quer aplicar essa competência profissional na prática, o investimento em educação formal ou também na informal. Ele ressalta a importância do plano de desenvolvimento profissional para auxiliar nas escolhas de cursos e atividades, visto que existem múltiplas formas de aprendizado e, nesse sentido, a universidade oferece método que é muito importante hoje como reforça o superintendente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lifelong Learning é, em linha gerais, uma perspectiva de evolução do conhecimento ao longo da vida em que não se tem nenhuma barreira física para que o profissional obtenha o conhecimento necessário para seu crescimento (Imagem: Annie Spratt/Unsplash)

Carlos ainda defende a importância do Lifelong Learning para a liderança: “desconheço liderança sem repertório. É muito importante que o indivíduo, sujeito, profissional exerça uma liderança no grupo de trabalho e essa liderança vem do repertório que faça sentido para o outro e que constrói valor”.

Além disso, Netto dá como dicas o uso e manutenção de uma visão estratégica baseada no conhecimento constante e da autocrítica como ferramenta de melhora. Nesse sentido, para ele, estrategista é aquele que consegue antecipar o futuro, saber para qual rumo as coisas estão caminhando, quais são as tendências. Com isso, o profissional tem essas noções como instrumentais que o ajudam a dialogar com as mudanças do nosso tempo.

Já, a autocrítica, para o especialista, é a capacidade de identificar as fragilidades e os pontos que precisam ser aprimorados. “Isso é um dos maiores atributos de um profissional, essa capacidade crítica consigo em relação aos pontos fortes e os pontos a desenvolver”, conclui Carlos.

Alinhado a isso, o evento Lifelong Learning: A Tecnologia como meio para o Desenvolvimento do Potencial Competitivo discutirá como o uso da tecnologia para cursos síncronos e assíncronos abrevia o tempo para a obtenção do conhecimento e permite que o produto esteja onde o profissional também esteja, sem barreiras, a não ser a própria disponibilidade do interessado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O painel contará também com a participação do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da UPM, Felipe Chiarello; o Diretor Geral da Robert Half para América do Sul, Fernando Montovani; a diretora de Recursos Humanos LATAM na Hershey’s, Ana Costa; e as professoras da UPM, Andrea Deis e Jamille Barbosa Pereira.

Compartilhar

Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
gabriela.occhipinti@moneytimes.com.br
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.