2T25

Light (LIGT3): Em recuperação judicial, empresa tem prejuízo de R$ 51 milhões

12 ago 2025, 19:37 - atualizado em 12 ago 2025, 19:37
light
(Imagem: Facebook/Light)

A Light (LIGT3) – empresa de energia que atua com geração, distribuição, comercialização – registrou um prejuízo de R$ 51 milhões no segundo trimestre de 2025 (2T25), estável na base anual.

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Atualmente em recuperação judicial, a Light registrou uma receita líquida de R$ 3,1 bilhões no período, queda de 10% no ano. A companhia explica que o resultado foi impactado pela queda das temperaturas e devido à migração de clientes do mercado cativo para o mercado livre de energia.

A Light viu seu Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado ficar em R$ 203 milhões no 2T25, queda de 67% no ano, acompanhando a receita.

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Além do recuo da receita, a empresa destaca que houve uma piora da margem bruta, que caiu 37,1% na base anual, para R$ 617 milhões. A Light também registrou um aumento dos gastos com Pessoal, Material, Serviços de Terceiros e Outras despesas (PSMO), buscando, segundo a empresa “a qualidade do fornecimento e de atendimento ao cliente” e a “intensificação de cobranças e proteção de receita”.

“A companhia possui uma robusta, porém depreciada, rede de ativos. À medida que avancemos com os projetos de modernização de sua infraestrutura, conforme plano de investimentos, assim como melhoria de processos e sistemas, observaremos uma menor necessidade dessas despesas”, diz a Light no documento publicado na noite desta terça-feira (12).

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O que ajudou o prejuízo a ficar estável na base anual foi o resultado financeiro — negativo em R$ 65 milhões, contra menos R$ 457 milhões no segundo tri de 2024. Destaque para os menores encargos líquidos, por  conta das dívidas renegociadas, e menores gastos cambiais.

A Light fechou junho com uma dívida líquida de R$ 4,3 bilhões, contra R$ 8,7 bilhões do mesmo mês de 2024. O prazo médio de vencimento do principal da dívida da Light foi de 7,3 anos.

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vitor.azevedo@moneytimes.com.br