Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Liquidação de operações do mercado elétrico tem R$ 8 bi em aberto em outubro, diz CCEE

10/12/2019 - 12:55
(Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

A liquidação do operações do mercado elétrico teve cerca de 8 bilhões de reais em aberto em outubro, de um total de 9,94 bilhões cobrados junto aos agentes que operam no segmento, disse a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta terça-feira.

Dessa forma, a liquidação, que promove pagamentos e recebimentos entre as empresas que atuam no mercado elétrico, movimentou 1,93 bilhão de reais.

Do valor não pago, 7,93 bilhões de reais devem-se a liminares que protegem algumas elétricas de custos relacionados ao chamado risco hidrológico (GSF) na operação de suas usinas e 80 milhões de reais representam outros valores em aberto na liquidação.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Os agentes que possuem decisões judiciais vigentes para não participarem do rateio da inadimplência oriunda de liminares do GSF perceberam adimplência próxima de 85%; e os agentes amparados por decisões que determinam a incidência regular das normas perceberam adimplência de 12%, segundo a CCEE.

Não houve recursos para efetivar os pagamentos aos agentes que não estão beneficiados por decisões judiciais, acrescentou a câmara.

A operação, realizada pela CCEE, envolveu 8.528 agentes, sendo 980 devedores e 7.548 credores.

Leia mais sobre: Brasil, CCEE, Reuters, Setor Elétrico

Última atualização por Lucas Simões - 10/12/2019 - 12:55