Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Lira e Pacheco miram a ‘vaca leiteira’ do governo ou só os dividendos privados da Petrobras (PETR4)?

Giovanni Lorenzon
21/06/2022 - 9:49
petrobras jair bolsonaro petr4
Governo depende de dividendos das Petrobras para suprir parte de suas despesas Imagem: Shutterstock/Montagem Julia Shikota

Ontem o Tesouro Nacional recebeu R$ 8,8 bilhões em dividendos da Petrobras (PETR4), dos R$ 32 bilhões que serão depositados nos cofres do governo, maior acionista, até final de julho. Certamente virão mais no segundo semestre.

Esse dinheiro da União os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vocalizando as críticas de governo Bolsonaro, miram também cortar através do Legislativo como forma de retaliar a Petrobras penalizando seus acionistas pela ‘rebeldia’ da empresa em aumentar os combustíveis?

Ou poupariam o controlador de 28,76% das ações, mais o BNDESPar e o BNDES (6,90% e 1,04%), pela posição de maio, que também fazem bom uso desses recursos, e atacariam os acionistas privados pulverizados no mercado e o FMP-FGTS Petrobras (1,22%)?

Na composição do mês passado, em dados oficiais da companhia, das 13,044 bilhões de ações em circulação, 17,80% estavam nas mãos de pessoas jurídicas e físicas brasileiras, fora os papéis comprados por estrangeiros e ADRs, respectivamente 24,52% e 19,99%.

A ‘vaca leiteria’ do governo ainda gera cerca de meio trilhão de reais em impostos e royalties anuais para o Tesouro, além da contraparte de estados e municípios.

 

Siga o Agro Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com os jornalistas e leitores do Agro Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no agronegócio. Siga agora a página do Agro Times no Facebook!

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 21/06/2022 - 10:12

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto