Política

Lira pede renúncia de CEO da Petrobras e fala em dobrar taxação sobre lucro

17 jun 2022, 11:21 - atualizado em 17 jun 2022, 15:54
Arthur Lira
“Ele só representa a si mesmo e o que faz deixará um legado de destruição para a empresa, para o país e para o povo. Saia!!! Pois sua gestão é um ato de terrorismo corporativo”, emendou Lira, no Twitter (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pediu nesta sexta-feira a renúncia imediata do presidente da Petrobras (PETR4), José Mauro Ferreira Coelho, e disse que os líderes parlamentares da Câmara discutirão a possibilidade de dobrar a taxação dos lucros da estatal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, uma maior tributação da empresa poderia ser revertida em recursos diretamente para a população.

Mas a medida impactaria os dividendos da companhia, o que pressionava fortemente as ações da estatal, que chegaram a recuar cerca de 9% no pior momento em meio a preocupações entre agentes financeiros sobre interferência política na estatal.

Para Pedro Soares, do BTG Pactual, em um cálculo “muito simplista” sobre a maior tributação e assumindo que a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) passaria de 9% para 18%, isso poderia implicar uma redução de distribuição de dividendos de cerca de 2,2 bilhões de dólares em 2023.

O presidente da Câmara também disse ser necessário chamar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) “à responsabilidade” sobre o monopólio da Petrobras, e afirmou desejar a saída do atual presidente da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O presidente da Petrobras tem que renunciar imediatamente. Não por vontade pessoal minha, mas porque não representa o acionista majoritário da empresa –o Brasil— e, pior, trabalha sistematicamente contra o povo brasileiro na pior crise do país”, disse Lira no Twitter.

“Ele só representa a si mesmo e o que faz deixará um legado de destruição para a empresa, para o país e para o povo. Saia!!! Pois sua gestão é um ato de terrorismo corporativo”, acrescentou na rede social.

O presidente da Câmara lembrou que Ferreira Coelho já teve sua saída do cargo anunciada pelo governo, que aguarda os trâmites do conselho de administração da estatal e aprovação de novos conselheiros para trocar o comando da empresa.

Lira também acusou o presidente da Petrobras de agir “com absoluta parcialidade para prejudicar o Brasil”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Terá consequências sobre os atos dele e as responsabilidades dele”, prometeu.

“Nós não queremos o caos, mas nós iremos abrir essa caixa-preta da Petrobras e responsabilizar esta diretoria e este presidente por esses atos de má fé com o povo brasileiro.”

Apesar do pedido e das acusações de Lira, o CEO da companhia está decidido a ficar no cargo até uma assembleia de acionistas que vai decidir sobre a eleição do novo indicado pelo governo, Caio Mario Paes de Andrade, disseram duas fontes com conhecimento do assunto.

Ainda não há uma data para a assembleia, enquanto órgãos técnicos, inclusive um Comitê de Pessoas, analisam os currículos dos indicados pelo governo para o novo conselho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Procurada, a Petrobras não comentou as declarações feitas por Lira.

Providências

O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, chamou de “traição” o novo reajuste dos combustíveis e afirmou que já conversou com o presidente da Câmara para articular a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o conselho da estatal petrolífera.

Em entrevista à GloboNews, Lira disse que o novo reajuste anunciado pela Petrobras gerou indignação nos deputados e que o colégio de líderes da Câmara vai se reunir para tomar providências.

“A Petrobras fazer um gesto como esse absolutamente nos indigna. Nós vamos reunir, sim, o colégio de líderes na sua totalidade, governo e oposição para discutir política de preços da Petrobras, para discutir o que podemos fazer, como por exemplo dobrar a taxação do lucro da Petrobras para reverter isso direto para a população”, disse Lira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta manhã, a Petrobras anunciou aumentos dos preços médios de venda da gasolina e do diesel para as distribuidoras, valendo a partir de sábado.

No caso da gasolina, o reajuste foi de 5,18%, com os valores por litro passando de 3,86 reais para 4,06 reais. A última elevação de preços do combustível vendido pela Petrobras havia ocorrido em 11 de março.

Já para o diesel, o reajuste anunciado foi de 14,26%, com o preço médio do litro passando de 4,91 reais para 5,61 reais. O último reajuste do diesel pela estatal foi em 10 de maio.

Siga o Money Times no Facebook!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

(Atualizada às 15:54)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar