BusinessTimes

Localiza (RENT3) supera Unidas (LCAM3) e Movida (MOVI3) no 1T22; entenda

18 maio 2022, 15:17 - atualizado em 18 maio 2022, 15:17
Localiza
A XP prevê que o lucro da Localiza, Unidas e Movida cresça em um CAGR de 11% entre 2021-24.  (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

As locadoras de automóveis se saíram bem no primeiro trimestre do ano, segundo a XP Investimentos. As tarifas de aluguel mais altas impulsionaram os melhores resultados.

A corretora destacou que a Localiza (RENT3) saiu na frente da Unidas (LCAM3) e Movida (MOVI3), devido principalmente ao que a XP viu como melhora significativa das margens Ebitda (lucro antes de impostos, depreciação e amortização) em todos os segmentos.

Segundo a XP, o resultado na margem foi impulsionado por três fatores: menores níveis de roubos, menor índice de inadimplência e outros efeitos, como créditos fiscais, serviços de terceiros e tarifas mais altas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seminovos

A demanda continua forte em seminovos, apresentando desempenho financeiro “anormalmente elevados”, de acordo com a XP.

Apesar disso, segundo a corretora, a relevância do segmento para os resultados caiu. O segmento dos usados teve contribuição do Ebitda em 18% para as três empresas no 1T22, versus 23% no 1T21.

Em relação a frota operacional média da receita de aluguel de carros (ou “RaC”, de Rent-A-Car), de acordo com a XP, o segmento cresceu 8% ante o mesmo período um ano antes para as três empresas.

Apesar disso, destaca, os volumes no setor tiveram um desempenho mais fraco: alta de 3% na base anual e queda de 3% em relação ao 4T21.

“Embora isso indique uma queda generalizada nas taxas de utilização, a receita bruta geral continua se beneficiando de tarifas médias mais altas”, explicam os analistas Lucas Laghi e Pedro Bruno, que assinaram o relatório divulgado nesta segunda-feira (16).

Laghi e Bruno destacam o ponto principalmente para Unidas e Movida, “pois a Localiza continua apresentando menor crescimento de receita”.

Adições de frota

Comparado com a estimativa de 360 mil carros para a adição de frotas em 2022 da XP Investimentos, as empresas Localiza, Unidas e Movida aumentaram em menos de 13 mil.

Apesar disso indicar um início de ano fraco, os analistas acreditam que o setor está seguindo em linha o cronograma de entregas de carros das montadoras de automóveis.

As verificações da corretora indicam uma forte concentração de entregas de carros novos no final do ano. Observação que já foi confirmada pelo CFO da Localiza durante a teleconferência de resultados do 1T22 da empresa.

As perspectivas da XP para o setor automotivo seguem positivas, a corretora espera normalização suave da atual escassez de oferta da indústria automobilística e prevê que o lucro das três empresas cresça em um “CAGR de 11% entre 2021-24 e 30 % de 2019-24, considerando níveis pré-pandemia”.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.