AgroTimes

Longe de poder ser graneleiro, São Paulo deverá quase dobrar o milho safrinha

18 fev 2022, 15:29 - atualizado em 18 fev 2022, 15:29
Soja, Trigo e Milho
Safra paulista de grão vai se destacar pelo aumento do milho safrinha, proporcionalmente mais que a soja (Imagem: Pixabay)

Na esteira das colheitadeiras de soja em trabalhos nos campos paulistas, os produtores do estado intencionam plantar mais milho safrinha, cultura que nunca teve a cara de São Paulo, aliás como os grãos em geral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cereal de segunda safra, de inverno, se consolidada a pesquisa, vai crescer 92,7% em volume, para 2,75 milhões de toneladas, mas apenas 4% em área.

Com poucas áreas propensas ao milho fora do Sudoeste e partes do Noroeste, os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ampliados pela Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) relacionam, portanto, ganhos em produtividade, via tecnologia.

A estimativa é de 85,3% a mais, equivalente a 4,8 mil kg por hectare.

Na terra da cana, outrora café e gado, os números são tímidos na soma total da produção de grãos, mas mostram cada vez mais vigor e diversificação produtiva, influindo em muitas paisagens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso da soja, por exemplo, pelo 5º Levantamento de Safra 21/22 da Conab, a produção é bem menor que toda a quebra da safra paranaense, estimada em mais de 8 milhões de toneladas.

O volume apurado é de 4,56 milhões/t, incremento de 1,35% sobre a campanha passada, embora o presidente da Faesp, Fábio Meirelles, coloque em dúvida se a estiagem que acometeu o Oeste paulista, abalando muito os canaviais, tenha sido capturada na pesquisa.

Ainda contabilizando o arroz, com leve ganho, e outras culturas menores, São Paulo vai entregar 10,3 milhões/t de grãos, mais 19,7% sobre a temporada 20/21.

Em área, repete-se o caso do milho, apenas mais 4,2%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar