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Lucro da Alpargatas cresce 38% no quarto trimestre e soma R$ 128 milhões

07 fev 2020, 20:02 - atualizado em 07 fev 2020, 20:02
Sandália, chinelo, Havaianas, Alpargatas
Sossego: vendas cresceram quase 10% no ano passado, somente no Brasil (Imagem: Divulgação/Facebook/Havaianas

A Alpargatas (ALPA4) registrou lucro líquido consolidado de R$ 128 milhões no quarto trimestre. O valor representa um crescimento de 38% sobre o mesmo período de 2018. No acumulado de 2019, contudo, o lucro recuou 20%, para R$ 259,3 milhões.

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Segundo a companhia, a queda foi motivada por uma base de comparação maior, já que, em 2018, parte dos ganhos da Alpargatas decorreu da vitória numa ação judicial, em que pedia a exclusão do ICMS da base de cálculo da Cofins. A causa lhe rendeu, na ocasião, R$ 189 milhões.

Por isso, a empresa apresentou outra conta: a de lucro líquido recorrente, isto é, baseado apenas nas atividades continuadas. Nessa conta, os ganhos somaram R$ 197,1 milhões no quarto trimestre (alta de 23,6%), e R$ 431,6 milhões, no acumulado de 2019 (alta de 29,5%).

Vendas em alta

Dona de marcas fortes no mercado, como Havaianas e Mizuno, a Alpargatas obteve receita líquida de R$ 1,142 bilhão no quarto trimestre e de R$ 3,712 bilhões no total do ano. As cifras correspondem, respectivamente, a aumentos de 5,6% e 9,8% nas comparações com os mesmos períodos de 2018.

Somente no mercado brasileiro, a receita alcançou R$ 1 bilhão no trimestre, e R$ 2,9 bilhões no ano. Isso significa um avanço de 6,8% e de 9,6%, respectivamente, sobre o quarto trimestre e o acumulado de 2018.

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No relatório que acompanha o balanço, a empresa informa que o desempenho foi favorecido tanto pelo aumento do volume vendido, quanto pela alta das receitas.

A geração de caixa, medida pelo ebitda, somou R$ 248,8 milhões entre outubro e dezembro. Trata-se de uma alta de 16,7% sobre o período comparado. A margem de ebitda recorrente subiu 2,1 pontos percentuais e encerrou dezembro em 21,8%.

Veja, a seguir, a íntegra do relatório de resultados divulgados pela Alpargatas.

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Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
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