BusinessTimes

Lucro da Caixa Seguridade sobe 7,6% no 1º trimestre e totaliza R$ 413,9 milhões

14 maio 2020, 10:45 - atualizado em 14 maio 2020, 10:46
Caixa Econômica Federal
O faturamento das empresas do grupo somou R$ 8,4 bilhões, tendo o produto Previdência Privada avançado 11,8% (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Caixa Seguridade reportou crescimento de 7,6% no lucro líquido recorrente do primeiro trimestre de 2020 ante o mesmo intervalo do ano passado, de acordo com o relatório divulgado pela companhia nesta quinta-feira (14). O montante subiu de R$ 384,6 milhões para R$ 413,9 milhões.

A receita operacional foi 7,8% superior ao do primeiro trimestre de 2019, totalizando R$ 492,8 milhões. O faturamento das empresas do grupo somou R$ 8,4 bilhões, tendo o produto Previdência Privada avançado 11,8%.

Isso influenciou na expansão do market share da empresa para 12,7% em fevereiro de 2020, mantendo a companhia na posição de terceiro maior grupo segurador do país.

No entanto, a Caixa Seguridade destacou que, embora tenha observado aumento no faturamento do trimestre, ela já percebeu em março uma queda no faturamento diário em alguns produtos, especialmente de previdência e de seguro prestamista, em decorrência das medidas restritivas para o controle do coronavírus.

O segmento de seguros (excluindo os de saúde e odontológicos), por exemplo, registrou faturamento 4,8% superior até fevereiro, mas encerrou o trimestre com queda de 1% em relação a 2019.

Estratégias comerciais

A Caixa Seguridade iniciou o ano com duas parcerias estratégicas: Tokio Marine Seguradora e Icatu Seguros.

Segundo o grupo, os acordos preveem o repasse para a Caixa de R$ 1,5 bilhão pela Tokie Marine e de R$ 180 milhões pela Icatu.

“As novas companhias terão gestão e governança compartilhada entre os sócios de forma a potencializar os pontos fortes de cada acionista. A Caixa Seguridade será remunerada com as despesas totais de comercialização por produto em valores pré-definidos, além de uma taxa de performance atrelada ao desempenho anual em volume e lucratividade”, informou a empresa.

No âmbito das estratégias comerciais, a Caixa Seguridade chamou atenção para o programa Time de Vendas, importante ferramenta para mobilizar e engajar os funcionários. A companhia também ampliou os canais de distribuição de seus produtos, pensando em sua base de clientes.

“Apesar do forte impacto na atividade econômica causado pela pandemia da covid-19, as estratégicas comerciais de produtos e processos pela Caixa Seguridade foram refletidas positivamente no resultado do trimestre, sustentando a rentabilidade da companhia”, concluiu.

Veja o relatório completo abaixo:

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.