BusinessTimes

Lucro da Equatorial Energia salta para R$ 1,3 bi no 4º tri

23 maio 2020, 12:48 - atualizado em 23 maio 2020, 15:46
equatorial-energia elétrica
A receita operacional líquida da Equatorial somou 6,185 bilhões de reais no quarto trimestre do ano passado (Imagem: YouTube/Equatorial Alagoas)

A Equatorial (EQTL3) teve lucro líquido de 1,312 bilhão de reais no quarto trimestre de 2019, mais do que triplicando o resultado apurado um ano antes, conforme dados disponíveis na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) neste sábado.

O desempenho operacional medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) aumentou quase 100%, para 2,367 bilhões de reais, impactado pela prática contábil do IFRIC 15 aplicável aos novos ativos de transmissão e crescimento do Ebitda da Equatorial Piauí e Equatorial Alagoas.

Em termos ajustados, excluindo efeitos não recorrentes, o lucro líquido somou 715 milhões de reais, de 290 milhões de reais no mesmo período de 2018, influenciado pelo reconhecimento de resultados dos projetos de transmissão. O Ebitda ajustado quase dobrou, para 1,244 bilhão de reais.

A receita operacional líquida da Equatorial somou 6,185 bilhões de reais no quarto trimestre do ano passado, alta de mais de 60% ano a ano.

A dívida líquida consolidada da Equatorial totalizava 10,6 bilhões de reais nos últimos três meses de 2019, implicando numa relação dívida líquida/Ebitda de 2,8 vezes, de 3,3 vezes no final de 2018.

Ajustada pelas participações da Equatorial em suas controladas, a dívida líquida totalizava, em 31 de dezembro 9,9 bilhões de reais, equivalente a uma dívida líquida/Ebitda proporcional de 2,6 vezes.

A companhia comentará o resultado em teleconferência com na segunda-feira, às 11h (horário de Brasília).

Veja o resultado:

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.