Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Lucro das empresas do Ibovespa deve crescer 238%; veja o que esperar dos balanços do 3º trimestre

21/10/2021 - 8:08

A temporada de resultados do terceiro trimestre deve ter ao menos seis áreas de destaque, em um momento em que o lucro por ação (LPA) das empresas do Ibovespa pode crescer 238% na comparação anual, segundo projeções reunidas pela Bloomberg.

O avanço do lucro por ação — lucro líquido do período dividido pelo total de papéis em circulação — é explicado pela fraca base de comparação. No terceiro trimestre do ano passado, as empresas ainda se recuperavam da crise causada pelo início da pandemia.

A XP Investimentos emitiu um relatório dizendo que empresas de tecnologia devem apresentar resultados “sólidos”, por conta ainda do crescimento do e-commerce. A corretora cobre Locaweb (LWSA3), Totvs (TOTS3), Bemobi (BMOB3) e Positivo (POSI3).

“As melhores performances do setor neste trimestre, principalmente no que se refere ao crescimento da receita, serão Positivo e Locaweb”, comentam os analistas da casa Fernando Ferreira e Jennie Li.

Varejo focado em classes mais altas seria outro setor a apresentar bons resultados, na avaliação dos especialistas. Segundo a XP, varejistas tradicionais tendem a ser mais resilientes em meio a um cenário macroeconômico de alta da taxa básica de juros e dificuldade de retomada do consumo.

A XP fala em resultados sólidos para o segmento de renda mais alta em termos de crescimento de receita e rentabilidade. “Vemos a Arezzo (ARZZ3) e o Grupo Soma (SOMA3) como os principais destaques positivos”, diz a corretora.

Na avaliação dos analistas, o segmento do varejo de supermercados de atacarejo também seria um destaque, por causa da inflação mais alta, base de comparação favorável e aceleração do canal B2B com reabertura econômica e vacinação.

Efeito reabertura

O avanço da imunização seria responsável por resultados melhores também dos shoppings. A JHSF (JHSF3) deve apresentar fortes resultados, impulsionados pelas vendas do complexo de Boa Vista e a recuperação dos shoppings, segundo a XP.

Para os analistas, empresas do setor de saúde podem apresentar bons números. Eles veem os laboratórios se recuperando de um período “terrível” de queda acentuada nos volumes e alta dependência dos testes da covid-19.

“Os hospitais podem mostrar alguma estabilidade na comparação trimestral, com o menor número de admissões covid-19 compensado por um aumento nos procedimentos eletivos”, diz a XP.

As empresas farmacêuticas devem continuar a crescer de forma “consistente”, seguindo a tendência de crescimento do mercado geral de medicamentos e outros produtos farmacêuticos, segundo a casa.

As redução das medidas de isolamento também deve impactar de forma positiva as as distribuidoras de energia, segundo os analistas.

Última atualização por Kaype Abreu - 21/10/2021 - 8:28

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web