Política

Lula, Bolsonaro e FHC são considerados os “melhores presidentes”, aponta pesquisa XP/Ipespe

06 abr 2022, 11:45 - atualizado em 06 abr 2022, 11:45
Lula
Lula foi considerado o melhor presidente para 46% dos entrevistados (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

A edição mais recente da pesquisa eleitoral XP/Ipespe divulgada na manhã desta quarta-feira (6) mostrou que os brasileiros consideram Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) os melhores presidentes do Brasil até hoje.

O petista, que presidiu o país por dois mandatos (de 2003 a 2010) lidera o ranking, com 46%. Depois vem o atual presidente, eleito em 2018, com 22%. E, por fim, o tucano FHC (1995-2002) tem 15% da preferência dos brasileiros.

Itamar Franco tem 4%, Michel Temer, 3%; e José Sarney foi considerado o melhor por 2% dos entrevistados.

No fim da fila, vêm os dois presidentes que sofreram um impeachment: Dilma Rousseff (PT), com 1%, e Fernando Collor, com zero.

Para o cientista político Antonio Lavareda, os números são resultados de “vários fatores que interferem na memória coletiva”: a passagem do tempo é um deles.

“Como exemplo, o governo Sarney não foi presenciado por quase metade do eleitorado atual. Mas não deixa de ser interessante notar que os ex-presidentes, ligados aos partidos que hoje buscam um candidato viável na autodenominada ‘terceira via’, reunidos somam muito mais admiração (24%) que a soma das intenções de voto dos respectivos pré-candidatos”, destaca.

Os piores presidentes, segundo a pesquisa

Quando questionados sobre quem foi o “pior presidente da República”, 40% dos entrevistados apontaram Bolsonaro. Em seguida, vem Dilma Rousseff (2011-2016), com 21%.

Lula foi considerado o pior chefe do Executivo para 14%. Fernando Collor, hoje senador, fica em quarto lugar, com 11%. Michel Temer tem 4% no ranking de piores presidentes, FHC e Sarney têm 2%, e Itamar Franco, 1%.

Editora
Jornalista paulistana formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e editora do Money Times. Passou pelas redações da CNN Brasil e TV Globo como produtora, VOCÊ S/A e VOCÊ RH como repórter e Exame.com como redatora estagiária.
Linkedin
Jornalista paulistana formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e editora do Money Times. Passou pelas redações da CNN Brasil e TV Globo como produtora, VOCÊ S/A e VOCÊ RH como repórter e Exame.com como redatora estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.