Política

Lula e Macron falam sobre acordo entre Mercosul e União Europeia; veja

28 mar 2024, 16:26 - atualizado em 28 mar 2024, 16:26
Durante coletiva de imprensa desta tarde, Lula e Macron discursaram sobre acordos (Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert)

Nesta semana, o presidente francês Emmanuel Macron chegou no Brasil para sua primeira visita bilateral a um país da América Latina desde que assumiu o poder, em 2017. Macron passou os primeiros dias de sua viagem na Amazônia, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Após reunião com empresas brasileiras ontem, em São Paulo, Macron se juntou ao presidente brasileiro, nesta tarde, para assinar atos e fazer uma declaração conjunta no Palácio do Planalto.

Durante a coletiva, Lula concedeu a Ordem do Cruzeiro do Sul à Macron, reforçando a união franco-brasileira. Além disso, o presidente afirmou que, em sua visita, o francês pôde constatar pessoalmente que o compromisso brasileiro com o meio ambiente não é retórico.

Não só isso, como em seu discurso, Lula ressaltou que este encontro não é para acordos bilaterais entre Brasil e França, e sim entre o Mercosul e a União Europeia. O atual acordo é uma atualização de documentos já feitos há 20 anos.

De acordo com Lula à coletiva, “se o Macron tiver que brigar com alguém, não é com Brasil, é com a União Europeia”

O atual foco dos presidentes é a resolução de crises climáticas, buscando atividades econômicas sustentáveis. Macron destacou a importância de desenvolver a bioeconomia e a proteção da floresta amazônica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira as falas dos presidentes Lula e Macron

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.