Banco Central

Lula vai indicar novo ‘braço direito’ de Campos Neto nesta semana; veja quem são os cotados

03 maio 2023, 10:54 - atualizado em 03 maio 2023, 10:54
Selic, Haddad, Roberto Campos Neto Banco Central, Lula
Lula ainda não fechou os nomes para novos diretores de Fiscalização e Política Monetária do Banco Central. (Rafael Ribeiro/BCB)

Ontem, o ministro Fernando Haddad afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode bater o martelo ainda esta semana sobre os nomes dos novos diretores do Banco Central.

Em fevereiro, acabou o mandato do diretor Bruno Serra, de Política Monetária e considerado braço direito de Roberto Campos Neto. Também acabou o tempo de Paulo Souza, diretor de Fiscalização. Serra foi exonerado do cargo há cerca de um mês, mas eles poderiam manter as suas funções até a escolha dos substitutos.

A expectativa gira em torno de se Lula optará por nomes técnicos, de carreira do BC, ou se vai seguir por um lado político e colocar nomes com a mesma visão econômica do governo. Após as indicações, os nomes serão sabatinados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Confira os nomes cotados para os novos diretores

Segundo informações d’O Globo, quatro nomes são avaliados para a cadeira de diretor de Política Monetária. São eles:

  • Igor Rocha
    Economista-chefe da Fiesp, tem doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Cambridge e é visto como um contraponto ao presidente do Banco Central em relação à taxa Selic.
  • Marcello Negro
    É assessor especial da Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda e foi diretor do banco Fator, onde o secretário Gabriel Galípolo foi presidente.
  • Paulo Gala
    Economista-chefe do Banco Master e é doutor em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Ele também é professor na instituição onde fez o doutorado.
  • Rodolfo Fróes
    É formado em administração pela PUC-Rio e tem pós em gestão por Harvard. Trabalhou no Bank of America (BofA), no banco Fator, entre outros.

Já a cadeira de diretor de Fiscalização deve ficar com Rodrigo Monteiro, um servidor de carreira do Banco Central.

Veja o cronograma de cargos do Banco Central

Nome Cargo Fim do mandato
Bruno Serra Diretor de Política Monetária 08/02/2023
Paulo Souza Diretor de Fiscalização 28/02/2023
Fernanda Guardado Diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos 31/12/2023
Mauricio Moura Diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta 31/12/2023
Otavio Damaso Diretor de Regulação 31/12/2024
Carolina de Assis Barros Diretora de Administração 31/12/2024
Roberto Campos Neto Presidente 31/12/2024
Renato Dias de Brito Gomes Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução 31/12/2025
Diogo Guillen Diretor de Política Econômica 31/12/2025

 

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.