Política

Lula vê Catar como porta de entrada para diversificar negócios com o Oriente Médio; confira

30 nov 2023, 11:46 - atualizado em 30 nov 2023, 11:46
Lula, Catar, COP 28
Presidente Lula e Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani. (Imagem: PR/ Ricardo Stuckert)

Nesta quinta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou o interesse em estreitar as relações comerciais com os catarianos, durante discurso na abertura do Fórum Econômico Brasil Catar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente enxerga que a parceria pode ser uma porta de entrada para a diversificação de negócios com o Oriente Médio.

“O Catar é, atualmente, uma de nossas principais portas de entrada para negócios com o Oriente Médio e conta com vibrante empresariado com intenso interesse pelo Brasil”, afirmou.

Lula ressaltou que enxerga boas oportunidades nos campos de defesa, aviação e autopeças. “Há amplo espaço para diversificação de nossa pauta comercial com produtos de maior valor agregado, como autopeças, produtos de defesa e aeronaves da EMBRAER – como o C-390 que me trouxe a Doha”, exemplificou.

  • S&P está próximo de bater as máximas do ano: O céu é o limite? Veja como aproveitar a alta no Giro do Mercado desta quinta-feira (30), é só clicar aqui e assistir:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda, o presidente se encontrou com o Emir do Catar, Xeque Tamim bin Hamad al-Than.

“Encontrei o Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani. Entre os assuntos, as relações comerciais e de investimento crescentes entre Brasil e Catar e a paz no mundo. Agradeci o Emir pelo seu grande esforço pelo cessar-fogo e libertação de reféns entre Israel e Hamas, e a ajuda dele na liberação dos brasileiros em Gaza”, postou o presidente Lula no X, antigo Twitter.

Durante o encontro, o Emir afirmou ter interesse em ampliar os investimentos bilaterais entre os países. Além disso, aceitou convite do presidente Lula para uma visita ao Brasil em 2024 e para auxiliar na Presidência brasileira do G20, que tem início nesta sexta-feira (1).

Lula na COP 28

Nesta quinta-feira (30), o presidente também participa da COP 28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

“Saindo do Catar e chegando nos Emirados Árabes, para a COP28. Os países do mundo e milhares de representantes da sociedade civil e empresas privadas reunidos para tratar de um dos temas mais urgentes: o combate às mudanças climáticas, que já estão sendo sentidas em nosso país”, afirmou Lula em publicação no X.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Na COP 28, lançarei um chamado à ação e à ambição no enfrentamento à crise climática. Estou certo de que o Catar também poderá ser um aliado importante nessa agenda”, declarou o presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar