Agenda do Dia

Lula volta a criticar Selic em 13,75%; veja o que movimenta a quarta (7)

07 jun 2023, 7:26 - atualizado em 07 jun 2023, 9:31
Lula, selic
Lula afirma que não há nenhuma explicação histórica para a gente ter os juros mais altos do mundo e questionou quem ganha com isso. (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a Selic. O Banco Central vem mantendo a taxa básica de juros em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado e, apesar das pressões do governo, evita dar uma data para o início do ciclo de cortes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não há nenhuma explicação histórica para a gente ter os juros mais altos do mundo, a 13,75%, quando, na verdade a inflação está, durante 12 meses, apenas em 4,7%. Para que esses juros tão altos?”, disse durante visita às instalações de uma fábrica de automóveis de Goiana (PE).

Lula ainda questionou quem é que ganha e quem perde com uma Selic tão alta. “Quem perde a gente sabe quem é. É o povo brasileiro, o empresário que quer investir”, completou.

No início da semana, o presidente do Banco Centra, Roberto Campos Neto, disse que o debate sobre o juro básico no país virou “Copa do Mundo” e que “todo mundo tem opinião” sobre o assunto. Ele ponderou, porém, que as discussões sobre o tema são importantes.

Campos Neto declarou que a inflação está apresentando melhorias, embora de forma gradual, especialmente nos núcleos, que ele enfatizou estarem experimentando uma queda “consideravelmente lenta”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!

Confira a agenda de Lula desta quarta-feira (7)

Horário Programação Local
09h30 Cerimônia de lançamento do novo Programa “Farmácia Popular do Brasil” Centro Comunitário da Paz Escritor Ariano Suassuna – Recife (PE)
11h30 Cerimônia de inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco IFPE – Campus Paulista (PE)
13h45 Partida para Salvador Base Aérea do Recife
15h10 Chegada a Salvador Base Aérea de Salvador

Economia

Chegou a hora da verdade! Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio.

Na prévia da inflação, o indicador desacelerou para +0,51%. Com isso, o IPCA-15 acumula alta de 4,07% no período de 12 meses.

Nas estimativas do Banco Modal, o indicador deve ter alta de 0,34%, com um acumulado de 12 meses em 4,05%. Já o Santander calcula uma alta de 0,35% com uma desaceleração do acumulado para 4,1%, chegando ao menor patamar desde outubro de 2020.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (7)

Horário País Indicador
00h China Balança comercial (maio)
08h30 Brasil Balanço orçamentário (abril)
03h Reino Unido Índice de Preços de Imóveis Halifax (maio)
07h Reino Unido Taxa e juros hipotecários
09h Brasil IPCA (maio)
09h30 EUA Balança comercial (abril)
20h50 Japão PIB 1T23

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Coordenadora de redação
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar