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Magazine Luiza (MGLU3) tem potencial alavanca de vendas com o WhatsApp da Lu; entenda

20 nov 2025, 13:13 - atualizado em 20 nov 2025, 13:13
magazine luiza
(Imagem: Divulgação/ Magazine Luiza)

O Magazine Luiza (MGLU3) lançou no início deste mês o WhatsApp da Lu, ferramenta de IA Commerce em que clientes podem realizar toda a compra na varejista por meio da plataforma. Para o BTG Pactual, a novidade tem potencial para ajudar nos resultados dos próximos anos.

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A tecnologia foi liberada, em uma primeira fase, para 1 milhão de clientes recorrentes do Magalu, com um histórico de compra mínimo de 10 produtos por ano. Até o final de 2025, a companhia afirma que será expandido para toda a base de mais de 30 milhões de consumidores ativos da empresa.

Desenvolvido ela Luizalabs em parceria com a Meta e o Google, o sistema permite que os clientes pesquisem, recebam recomendações, paguem e acompanhem pedidos sem sair do chat.

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Analistas do BTG destacam que testes preliminares mostram taxas de conversão 10% maiores do que no próprio
aplicativo da Magalu e forte satisfação do cliente com erros mínimos de compra.

“Se essa diferença se mantiver em escala, ela poderá ajudar a impulsionar o GMV (volume bruto de mercadorias), enquanto o comércio conversacional pode reduzir os custos de aquisição de clientes e serviços em cerca de 15 a 20%, uma vez que as consultas, recomendações e rastreamento de pedidos são automatizados”, diz o banco, em relatório de 10 de novembro.

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Potencial alavanca para as vendas

O BTG pondera que a ampliação das interações de IA para dezenas de milhões de usuários exigirá o aprimoramento contínuo do LLM (modelo de linguagem), disciplina de custos e integração perfeita com logística e pagamentos.

O banco chama atenção ainda para as respostas competitivas do Mercado Livre, Shopee e Amazon — todos investindo em ferramentas conversacionais localizadas —, que podem reduzir a vantagem de ser o primeiro a agir nessa frente.

“Ainda assim, se a Magalu mantiver o aumento da conversão e aproveitar a marca Lu como um assistente virtual confiável, vemos essa iniciativa como uma alavanca fundamental para o engajamento, o que pode ajudar nos resultados nos próximos anos”, dizem os analistas.

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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