Magazine Luiza, Via Varejo e Renner: funcionários felizes fazem ação subir? O UBS responde

Alegrar os acionistas, por meio da distribuição de lucros generosos, é a preocupação de todo executivo. Mas, será que deixar os funcionários satisfeitos com seu emprego ajuda? É o que o UBS procurou saber, analisando as empresas de varejo do Brasil, Chile e México.
Publicado pelo UBS Evidence Lab, uma equipe de analistas que não pertence à área de research do banco, o relatório traz indícios de que sim, quem trabalha numa empresa ajuda a elevar ou afundar seu valor.
Olhando apenas para as companhias brasileiras listadas na B3, o UBS faz duas observações. A primeira é que, quanto maior é a confiança dos funcionários sobre os rumos de uma varejista, maior é a sua satisfação com sua própria carreira.
Confiança rende
No Mercado Livre (MELI34), 89% dos funcionários acreditam no futuro da companhia. Não é por acaso, portanto, que o índice de satisfação com a carreira é de 4,4 pontos (numa escala de 0 a 5), de acordo com o UBS. E, aqui, vem o principal para os investidores: seus papéis subiram 92% na bolsa em 2019.
O Magazine Luiza (MGLU3) ocupa a vice-liderança em otimismo dos funcionários sobre as perspectivas da empresa, com uma taxa de 88,2% de confiança. Com isso, sua satisfação também marcou 4,4 pontos; e as ações saltaram 107,1% no ano passado.

“Os dados mostraram que a confiança dos funcionários em uma melhor perspectiva dos negócios se correlaciona fortemente com a sua satisfação”, afirma o relatório.
O banco acrescenta: “não encontramos uma relação de causa-efeito sobre [a satisfação dos empregados] na companhia e o desempenho das ações, mas acreditamos que funcionários satisfeitos geram vantagens na contratação, rotatividade e decisões de negócios.”
Por isso, na próxima vez em que você pensar em comprar papéis de varejistas, confira como anda o humor dos empregados. No fim das contas, quanto mais felizes eles estiverem, maiores são suas chances de lucrar.
| Empresa | Ticker | Funcionários que confiam no futuro da empresa (%) | Satisfação geral dos funcionários | Variação em 2019(%) | 
|---|---|---|---|---|
| Mercado Livre | MELI34 | 89 | 4,4 | 91,9 | 
| Magazine Luiza | MGLU3 | 88,2 | 4,4 | 107,1 | 
| Lojas Renner | LREN3 | 82,5 | 4,1 | 43,7 | 
| Raia Drogasil | RADL3 | 80,4 | 3,7 | 98,5 | 
| Lojas Americanas | LAME3 | 77,1 | 3,7 | 33,2 | 
| Pão de Açúcar | PCAR4 | 75,9 | 3,7 | 6,9 | 
| Hypera | HYPER3 | 75 | 3,9 | 18,7 | 
| Guararapes (Riachuelo) | GUAR3 | 75 | 3,8 | 18,2 | 
| B2W | BTOW3 | 73,9 | 3,5 | 47,9 | 
| Via Varejo | VVAR3 | 72 | 3,7 | 155 | 
| Hering | HGTX3 | 60,9 | 3,8 | 16,5 | 
| Carrefour Brasil | CRFB3 | 46,5 | 3,9 | 24,8 | 
| Centauro | CNTO3 | nd | 3,8 | 186 | 
| Vivara | VIVA3 | nd | 3,5 | 21,3 | 
| C&A | CEAB3 | nd | 3,5 | 5,5 | 
 
							 
				 
				 
				![[Conteúdos gratuitos] Assista ao Giro do Mercado e outros programas exclusivos em nosso Youtube](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2024/01/banner-html-28.png) 
						 
                 
                     
                     
                     
                     
                     
                    