BusinessTimes

Magazine Luiza, Via Varejo e Renner: funcionários felizes fazem ação subir? O UBS responde

12 fev 2020, 13:16 - atualizado em 12 fev 2020, 13:16
Balões, felicidade, alegria, alta, valorização, confiança
Voando de alegria: satisfação gera resultados, diz UBS (Imagem: Unsplash/@artbyhyrbrid)

Alegrar os acionistas, por meio da distribuição de lucros generosos, é a preocupação de todo executivo. Mas, será que deixar os funcionários satisfeitos com seu emprego ajuda? É o que o UBS procurou saber, analisando as empresas de varejo do Brasil, Chile e México.

Publicado pelo UBS Evidence Lab, uma equipe de analistas que não pertence à área de research do banco, o relatório traz indícios de que sim, quem trabalha numa empresa ajuda a elevar ou afundar seu valor.

Olhando apenas para as companhias brasileiras listadas na B3, o UBS faz duas observações. A primeira é que, quanto maior é a confiança dos funcionários sobre os rumos de uma varejista, maior é a sua satisfação com sua própria carreira.

Confiança rende

No Mercado Livre (MELI34), 89% dos funcionários acreditam no futuro da companhia. Não é por acaso, portanto, que o índice de satisfação com a carreira é de 4,4 pontos (numa escala de 0 a 5), de acordo com o UBS. E, aqui, vem o principal para os investidores: seus papéis subiram 92% na bolsa em 2019.

O Magazine Luiza (MGLU3) ocupa a vice-liderança em otimismo dos funcionários sobre as perspectivas da empresa, com uma taxa de 88,2% de confiança. Com isso, sua satisfação também marcou 4,4 pontos; e as ações saltaram 107,1% no ano passado.

Sorriso rentável: Magazine Luiza agrada funcionários e investidores (Imagem: Divulgação/Magazine Luiza)

“Os dados mostraram que a confiança dos funcionários em uma melhor perspectiva dos negócios se correlaciona fortemente com a sua satisfação”, afirma o relatório.

O banco acrescenta: “não encontramos uma relação de causa-efeito sobre [a satisfação dos empregados] na companhia e o desempenho das ações, mas acreditamos que funcionários satisfeitos geram vantagens na contratação, rotatividade e decisões de negócios.”

Por isso, na próxima vez em que você pensar em comprar papéis de varejistas, confira como anda o humor dos empregados. No fim das contas, quanto mais felizes eles estiverem, maiores são suas chances de lucrar.

Empresa Ticker Funcionários que confiam no futuro da empresa (%) Satisfação geral dos funcionários Variação em 2019(%)
Mercado Livre MELI34 89 4,4 91,9
Magazine Luiza MGLU3 88,2 4,4 107,1
Lojas Renner LREN3 82,5 4,1 43,7
Raia Drogasil RADL3 80,4 3,7 98,5
Lojas Americanas LAME3 77,1 3,7 33,2
Pão de Açúcar PCAR4 75,9 3,7 6,9
Hypera HYPER3 75 3,9 18,7
Guararapes (Riachuelo) GUAR3 75 3,8 18,2
B2W BTOW3 73,9 3,5 47,9
Via Varejo VVAR3 72 3,7 155
Hering HGTX3 60,9 3,8 16,5
Carrefour Brasil CRFB3 46,5 3,9 24,8
Centauro CNTO3 nd 3,8 186
Vivara VIVA3 nd 3,5 21,3
C&A CEAB3 nd 3,5 5,5

Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.