Economia

Mais da metade dos brasileiros projetam aumento na inflação e piora na economia, segundo Datafolha

27 jun 2022, 13:13 - atualizado em 27 jun 2022, 13:13
inflação
A parcela da população que projeta uma redução na inflação subiu para 13%, ante 10% na pesquisa de março (Imagem: Towfiqu barbhuiya/Unsplash)

A pesquisa mais recente do Datafolha, de junho, apurou que 63% dos brasileiros ainda esperam um aumento da inflação, uma parcela menor do que a calculada em março, quando 74% dos entrevistados estimava uma alta no indicador.

A parcela da população que projeta uma redução no indicador subiu para 13%, ante 10% na pesquisa de março. Enquanto aqueles que acreditam que a inflação vai se manter representam 19% dos entrevistados.

Quanto à leitura do desempenho econômico do país, 67% dos brasileiros afirmam ter uma leitura negativa do futuro da economia, um patamar similar a outros já registrados em pesquisas anteriores. Em março, esse percentual era de 66%.

A leitura negativa da economia é pior em famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, onde 70% dos entrevistados afirmou que a economia piorou. Já entre mulheres jovens (entre 16 a 24 anos) 73% avaliam uma piora, o maior percentual entre os segmentos entrevistados.

Já o percentual de brasileiros que esperam que o desemprego aumente daqui para frente diminuiu na última pesquisa do Datafolha, 45% dos entrevistados acham que vai aumentar, frente 50% em março.

Apenas 23% avaliam que o desemprego vai diminuir, e 27% acham que o indicador vai ficar igual.

Saiba mais! Infraestrutura de criptomoedas, Defi, crescimento institucional e o mercado cripto:

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin