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Marcopolo lucra R$ 107 milhões no 3º trimestre, mas produção encolhe 35,4%

04 nov 2021, 9:16 - atualizado em 04 nov 2021, 9:17
Marcopolo
A Marcopolo teve redução de 35,4% na produção do terceiro trimestre de 2021, principalmente devido à concessão de férias coletivas nas suas unidades (Imagem: YouTube/Marcopolo S.A.)

O lucro líquido da Marcopolo (POMO3;POMO4) atingiu R$ 107,1 milhões no terceiro trimestre, de acordo com os dados divulgados pela companhia na noite desta quarta-feira (3). No mesmo período do ano passado, a fabricante de carrocerias de ônibus registrou prejuízo de R$ 57,4 milhões.

Apesar do lucro, a Marcopolo disse que o resultado foi negativamente afetado, entre outras coisas, pela menor receita de exportações, pelo mix mais leve voltado a ônibus de menor valor agregado e pelo impacto das provisões trabalhistas. A variação cambial também teve influência no resultado final.

Do lado positivo, a companhia reconheceu reversão a provisão da IRPJ e CSLL no montante de R$ 12,9 milhões, relativo a não incidência de IRPJ e a CSLL sobre a atualização de indébitos tributários.

O Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 95,1 milhões, com margem de 12,6%. Os efeitos que recaíram sobre o lucro líquido também impactaram o resultado.

A receita operacional líquida encolheu 9,4% no comparativo anual, de R$ 836,5 milhões para R$ 757,6 milhões. Deste valor, 49,6% correspondem ao mercado interno e 50,4%, ao mercado externo.

No trimestre, a Marcopolo produziu 2,2 mil unidades, representando queda anual de 35,4%. O menor volume é explicado pelas férias coletivas concedidas nas unidades da companhia, com duração de 20 dias nas plantas de Caxias do Sul (RS) e 30 dias em São Mateus (ES).

A falta de produção voltada ao programa federal Caminho da Escola também impactou no número de unidades produzidas no período.

Veja o release de resultados da companhia:

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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