Empresas

Marisa (AMAR3): O dinheiro extra no caixa da companhia após fechamento de lojas

17 jul 2023, 9:49 - atualizado em 17 jul 2023, 9:50
Fachada da Marisa na Avenida Paulista (Kaype Abreu/Money Times)
Ao longo do segundo semestre serão otimizados os serviços de terceiros e outras despesas, informou a Marisa (Kaype Abreu/Money Times)

A Marisa (AMAR3) informou nesta segunda-feira (17) a conclusão das principais e “mais desafiadoras” ações desenhadas dentro plano de otimização operacional da companhia – processo de adequação do parque de lojas e reestruturação organizacional, anunciado em março.

A companhia optou pelo encerramento de um total de 88 lojas, ante a previsão de 92 estabelecimentos com geração de caixa negativo. Segundo a empresa, houve melhorias em algumas lojas que resultaram em maior eficiência operacional.

A Marisa informou que investiu um total de R$ 44,5 milhões no fechamento das 88 lojas (16% abaixo do custo previsto inicialmente), resultando em potencial captura de Ebitda de cerca de R$ 40 milhões em 2023 ou de cerca de R$ 60 milhões ao ano a partir no ano de 2024.

“Para o parque atualizado de 246 unidades, que mantém a presença da companhia em todos os estados da federação, o foco estará em maximizar a produtividade e resultado operacional, com suporte do braço digital e inovações no modelo operacional”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Geração de R$ 35 milhões

A Marisa informou que viabilizou a geração extra de caixa da ordem de R$ 35 milhões ano, após revisão de estrutura organizacional e ajuste do modelo operacional.

Ao longo do segundo semestre serão otimizados os serviços de terceiros e outras despesas, o que deverá gerar uma economia adicional de pelo menos R$ 10 milhões por ano, disse.

“O processo de renegociação de dívidas com nossos fornecedores, marcado por forte parceria, já atingiu a expressiva marca de aproximadamente 90% do total de fornecedores e 97% do total da dívida com nossos parceiros de revenda”.

Em termos de renegociações de aluguéis, a Marisa destacou ter ultrapassado a marca de 80% de novos acordos com os proprietários de imóveis.

“A execução bem-sucedida do plano de fechamento de lojas e de redução de despesas é um importante passo para o fortalecimento e sustentabilidade do negócio da Marisa”, afirmou.

Veja o comunicado da Marisa

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.