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Marketing: Como o empresário Marcelo Calone usa tecnologia no seu negócio

09 abr 2023, 7:00 - atualizado em 10 abr 2023, 6:08
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Grupo Calone utiliza software de gestão de dados para identificar as melhores oportunidades para ações de marketing. (Imagem: Divulgação)

O mercado de publicidade no Brasil chegou a movimentar em torno de R$ 21,2 bilhões em 2022, , segundo o estudo Cenp-Meios, produzido pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão). O marketing tem custos elevados, mas o uso da tecnologia tem melhorado a performance.

Esse é um retrato resumido do mercado publicitário brasileiro. Ou ao menos do velho mercado de propaganda e marketing. Isso porque um empresário resolveu inovar e mudar a forma como se investe nesse setor.

Trata-se de Marcelo Calone, fundador do Grupo Calone, um dos grupos de gestores que mais crescem em todo o País. No mercado desde 2001, a empresa se destaca por utilizar tecnologia em seus processos de distribuição de orçamento para campanhas publicitárias.

Na prática, a otimização do serviço ocorre por meio do software DBIPro, de uso exclusivo da empresa. Com base em dados do mercado, a solução gera relatórios que indicam as melhores alternativas de contratação de atores, equipes de produção e canais de veiculação de campanhas publicitárias, o que ajuda a reduzir os custos de investimento nesse setor.

“Fui muito feliz quando decidi investir na ferramenta, pois ela trouxe ótimos resultados para o mercado”, diz Marcelo Calone. “Conseguimos esquivar de precificações ilusórias e inserções de mídia que mais atrapalham do que geram negócios eficientes”, acrescenta.

Investimentos em marketing

O empresário conta que orienta os gestores dos departamentos de comunicação, marketing, tecnologia, imprensa, audiovisual e eventos a utilizarem o software como um complemento a seus conhecimentos em áreas específicas.

Com isso, a empresa consegue tornar o processo de divisão dos investimentos mais equilibrado e eficiente, celebrando contratos mais frutíferos para seus clientes. Já foram feitas integrações de conteúdos com grandes marcas como Nestlé, Banco Original e Pfizer.

“Os valores das contratações de mídia, personalidades e investimento em projetos devem ser compatíveis com o cenário que estamos vivendo. E nos certificamos disso com base na ciência de dados”, ressalta.

Segundo Calone, o mercado de publicidade foi surpreendido com o crescimento significativo de sua empresa, ainda mais por ter sido por intermédia da combinação de gestão e tecnologia.

“A ciência de dados traz segurança para os negócios, pois nos permite contratar mídias que funcionam e a pôr em prática projetos com orçamentos factíveis. Não há mais espaço para gastança desenfreada na publicidade”, reforça o empresário.

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Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
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