Empresas

MEIs têm até final de janeiro para regularizar dívida do Simples Nacional

14 jan 2025, 15:24 - atualizado em 14 jan 2025, 15:24
Empresas. Recuperação Judicial, Dívidas, Mercado
(Imagem: Mojo_cp/Canva Pro)

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) e as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) têm até o dia 31 de janeiro para regularizar suas pendências com a Receita Federal. Aqueles que não resolverem as dívidas poderão ser excluídos do regime.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O regime do Simples Nacional foi criado com o intuito de simplificar a cobrança dos impostos que reúne seis tributos federais e é destinado a pequenas empresas.

Segundo a Receita Federal, mais de 1,8 milhão de empresas do Simples Nacional foram notificadas para regularizar suas dívidas. Dentro da quantidade, 1.121.419 Microempreendedores Individuais (MEIs) e 754.915 micro e empresas, possuem juntos um valor pendente de dívidas que chegam a somar R$ 26,7 bilhões.

Para as empresas notificadas, os pagamentos podem ser realizados de maneira a vista ou parcelada e em até 30 dias a partir do prazo de recebimento. Aqueles que desejam contestar o documento, devem enviar o pedido ao Delegado de Julgamento da Receita Federal, via internet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como posso me regularizar?

Para regularizar a dívida, a empresa deve acessar o documento pelo portal do Simples Nacional, ou pelo portal e-CAC e visualizar o documento, sendo o prazo para o pagamento começado a contar a partir do primeiro dia da visualização.

Caso o pagamento não seja efetuado na totalidade, a empresa será excluída do Simples Nacional e o MEIs desenquadrado do SIMEI.

Com a exclusão, a empresa passa a perder todos os benefícios fiscais, além do possível cancelamento de alvarás de funcionamento.

Para aqueles que desejam renegociar a dívida, o órgão ainda disponibiliza algumas vantagens como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Descontos de até 100% em juros, multas e encargos
  • Parcelamento em até 133 vezes
  • Redução da parcela inicial para facilitar a adesão ao programa

Todo o processo de regularização das dívidas parceladas é feito de maneira 100% digital e tem como prazo a primeira parcela até o dia 31 de janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar