Menores, mais dinâmicas e com estratégia de longo prazo: Afinal, quais empresas estão investindo em bitcoin (BTC), segundo este estudo

Um levantamento feito pela River, empresa focada em investimentos em bitcoin (BTC), apontou que a estratégia de encarteiramento da criptomoeda está se tornando cada vez mais popular entre as empresas.
De acordo com o documento, o aumento da regulação ajudou na popularização desse tipo de estratégia, em especial após a Strategy (ex-Microstrategy) tornar a compra de bitcoin o foco dos negócios como a primeira Bitcoin Treasury Company.
No entanto, a River mostrou que empresas que adotam a estratégia de encarteiramento de bitcoin tem um perfil diferente. São companhias de menor porte, que tomam decisões de maneira mais rápida e que pensam no BTC como um investimento de longo prazo.
O objetivo principal dessas empresas com a institucionalização do bitcoin é a proteção dos lucros no longo prazo. Por ser um ativo relativamente imune à inflação, o bitcoin se tornou uma espécie de “blindagem” para o caixa de companhias menores, de acordo com o estudo.
- VEJA MAIS: Está começando a investir em cripto? O Crypto Times preparou um e-book gratuito com as recomendações das principais corretoras; acesse já
Entesouramento de bitcoin (BTC) em números
Outras companhias também passaram a se autointitular Bitcoin Treasury Companies e foram responsáveis por 76% de todas as compras feitas por empresas desde janeiro de 2024, segundo a River.
Em janeiro de 2024, 39 empresas públicas globais afirmaram que detinham bitcoin em caixa, número que cresceu para 158 em agosto de 2025.
- Crise política pressiona mercados: STF avança no julgamento de Bolsonaro e Trump recorre sobre tarifas; acompanhe o Giro do Mercado de hoje e fique por dentro
Como grupo, elas são o segundo maior comprador de BTC em 2025, adquirindo aproximadamente 1.400 unidades de bitcoin por dia.
Além disso, os dados da River mostram que muitas empresas estão alocando muito mais do que o percentual teórico de 1% em bitcoin. De acordo com uma pesquisa de julho de 2025, as empresas que usam a River alocam uma média de 22% de sua receita líquida, sendo que a mediana é de 10%.