Empresas

Menos cerveja, mais custos: XP vê cenário mais difícil para Ambev (ABEV3) e corta recomendação

18 jun 2024, 14:37 - atualizado em 18 jun 2024, 17:50
ambev abev3
Menos cerveja, mais custos: XP vê cenário mais difícil para Ambev (ABEV3) (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

A XP Investimentos rebaixou a recomendação da Ambev (ABEV3) de compra para neutra. Com as ações acumulando uma queda de cerca de 19%, além do cenário econômico atual, a corretora reavaliou as estivas para a companhia.

De acordo com Leonardo Alencar, Pedro Fonseca e Samuel Isaak, analistas da XP, o aumento dos preços das commodities devem interromper o desempenho operacional positivo, principalmente no Brasil.

  • As melhores recomendações da Empiricus na palma da sua mão: casa de análise liberou mais de 100 relatórios gratuitos; acesse aqui

Apesar de um otimismo entre os investidores, referente ao desempenho operacional brasileiro, os analistas afirmam que os preços dos principais insumos da empresa atualmente ultrapassam os níveis de 2023.

“Isso sugere que o CPV/hl provavelmente aumentará em 2025, interrompendo o processo de recuperação da margem”, ressaltaram.

Além disso, o momentum fraco do setor levou a XP a reduzir as estimativas de volume da Ambev. No início do ano, o setor apresentava um desempenho promissor, aumentando o otimismo do mercado em relação à dinâmica de curto prazo.

“Entretanto, os últimos dois meses mostraram fraqueza e nossa análise de regressão indica riscos de queda para o restante do ano”, afirmaram. Dessa forma, segundo os analistas, isso provavelmente limitará a alavancagem operacional da Ambev.

Por fim, a XP ressaltou a baixa visibilidade dos lucros operacionais e menos ventos favoráveis nos resultados financeiros.

“A Argentina e o Canadá têm apresentado resultados consistentemente abaixo do esperado, o que nos levou a reduzir nossas estimativas”, finalizaram.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.