Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Menos defensiva, Minerva sai da carteira de small caps do Santander em abril

01/04/2020 - 14:43
Minerva
A Minerva, por ter exposição à América Latina, está menos defensiva dentro do cenário de aversão ao risco dos mercados (Imagem: Linkedin/ Minerva)

O Santander trocou as ações da Minerva (BEEF3) pelas da Totvs (TOTS3) na carteira recomendada de small caps de abril. Apesar de gostar da empresa frigorífica, que deve continuar se beneficiando da demanda global por proteínas, o banco enxerga uma alavancagem financeira elevada nos negócios da companhia.

A Minerva, por ter exposição à América Latina, também está menos defensiva dentro do cenário de aversão ao risco dos mercados.

Totvs
A escolha da Totvs para substituir o lugar da exportadora de carnes se deve aos bons fundamentos da empresa e à sua alocação inteligente de capital (Imagem: REUTERS/Aluisio Alves)

A escolha da Totvs para substituir o lugar da exportadora de carnes se deve aos bons fundamentos da empresa e à sua alocação inteligente de capital.

“Vemos a Totvs emergindo como um consolidador de soluções independentes de software/finanças/marketing com uma estratégia de negociação mais focada na expansão do seu mercado”, comentou o estrategista Renato Chanes. “O histórico de fusões e aquisições da administração foi recompensado pelos investidores, e os acordos recentes não devem ter impactos negativos na margem”.

Paralelamente à troca, o Santander diminuiu a exposição da Iguatemi (IGTA3) no portfólio, de 13% para 8%. Com os recursos, o banco aumentou a participação da Yduqs (YDUQ3) e da Qualicorp (QUAL3).

A carteira encerrou março com queda de 41,93%. O Índice Small Cap (SMLL) caiu 35,39% no período.

Mesmo com o desempenho negativo dos mercados, a equipe de análise do Santander consegue enxergar oportunidades atraentes para o momento atual.

“Acreditamos que procurar por assimetrias e descontos excessivos deva ser a melhor estratégia, até porque existe um peso grande de alguns setores dentro do índice, que podem distorcer/mascarar a recuperação de outros setores da economia”, afirmou Chanes.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Última atualização por Diana Cheng - 01/04/2020 - 14:56