Mercado acompanha volatilidade externa e recua após feriado; veja destaques desta sexta-feira (21)
O mercado voltou a operar normalmente nesta sexta-feira (21), após o feriado do Dia Nacional da Consciência Negra. Apesar do clima mais ameno devido à agenda esvaziada, a bolsa brasileira recua, acompanhando a volatilidade externa.
No Giro do Mercado de hoje, a jornalista Paula Comassetto e a repórter Juliana Caveiro destacaram a influência dos dados de emprego nos Estados Unidos, a repercussão do resultado da Nvidia (NVDA) e o impacto das tensões geopolíticas sobre o petróleo.
O payroll, mostrou criação de vagas acima das expectativas no mercado de trabalho norte-americano — 119 mil em setembro, contra estimativa de 51 mil. O dado reforçou a percepção de um mercado ainda aquecido, o que inicialmente aumentou a cautela sobre juros.
Mas o cenário virou após uma fala do dirigente John Williams, do Federal Reserve (Fed), indicando possibilidade de corte de juros já na próxima decisão.
Isso elevou as apostas para uma redução em dezembro de cerca de 50% para 70%, trazendo ânimo aos investidores e ajudando os índices americanos a ensaiarem recuperação.
Destaques positivos
As jornalistas também comentaram o impacto do resultado da Nvidia, considerado um termômetro para o segmento de tecnologia. O balanço veio acima das expectativas dos analistas.
Mesmo assim, o movimento de alta observado na última quarta-feira (19) acabou dando lugar a uma forte virada no dia seguinte, refletindo preocupações com juros.
Nesta sexta, o setor tenta se manter levemente no positivo, mesmo em dia de muita volatilidade nos principais mercados dos EUA.
No mercado doméstico, o destaque positivo ficou por conta da decisão do governo dos EUA de retirar tarifas de 40% sobre 200 produtos brasileiros, incluindo carnes e café.
A medida, válida para itens armazenados desde 13 de novembro, favorece frigoríficos e empresas do agronegócio. Em algum momento do pregão, MBRF (MBRF3) e Minerva Foods (BEEF3) subiam, mas perderam força ao longo do dia.
Destaques negativos
O petróleo opera em baixa, influenciado por notícias envolvendo negociações entre Ucrânia, Rússia e EUA. O Brent cai mais de 1,5%, derrubando as ações de petroleiras na Bolsa, como Petrobras (PETR4), Prio (PRIO3) e Brava Energia (BRAV3).
Outro destaque negativo foi a forte queda do Bitcoin (BTC), que recuou até a faixa dos US$ 82 mil após semanas de pressão.
O programa ainda abordou o desempenho dos mercados globais e outros destaques corporativos. Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.
- VEJA MAIS: O que os balanços do 3T25 revelam sobre o rumo da bolsa brasileira e quais ações podem surpreender nos próximos meses – confira as análises do BTG Pactual