Giro do Mercado

Mercado de trabalho segura discussões sobre corte de juros no Brasil, diz especialista

27 ago 2025, 15:24 - atualizado em 29 ago 2025, 12:02

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os novos dados do mercado de trabalho no Brasil podem ser a peça que falta para fundamentar uma possível flexibilização monetária, com os investidores projetando o momento ideal para um corte na taxa de juros, hoje em 15%.

No Giro do Mercado desta quarta-feira (27), Vinicius Pinheiro, diretor de redação do Money Times, recebeu Bruno Henriques, analista sênior do BTG Pactual, para comentar sobre os fatores que podem influenciar as próximas decisões do Banco Central (BC).

  • VEJA MAIS: Está começando a investir em cripto? O Crypto Times preparou um e-book gratuito com as recomendações das principais corretoras; acesse já

“Temos visto dados melhores de inflação. Ontem a composição não foi tão positiva quanto o mercado esperava, então tem que monitorar. Mas sem dúvidas o mercado de trabalho tem sido uma questão mais importante, com desemprego baixo e ainda resiliente”, afirmou.

Segundo Henriques, dentre todos os dados de atividade econômica, os dados do mercado de trabalho são ainda os mais resistentes, representando um dos fatores que segura a flexibilização dos juros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O iminente corte nos juros dos Estados Unidos deve exercer grande influência no cenário global, incluindo em países emergentes como o Brasil. Se a redução se concretizar, os juros no Brasil podem ter mais espaço para cair também, disse.

O analista ressalta que o BTG espera um corte de juros nos EUA em setembro, com outros dois cortes – em outubro e novembro. “A crescente das apostas em três cortes até o final do ano deve ser um vento favorável para os ativos de risco”, disse.

O programa ainda abordou a expectativa pela divulgação do balanço da Nvidia (NVDA) e o desempenho dos mercados globais. Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.