Mercado Livre (MELI34) venderá e armazenará produtos do Assaí (ASAI3)
O Mercado Livre (MELI34) começará a vender produtos do Assaí (ASAI3) em sua plataforma de comércio eletrônico a partir do final de março, disseram as empresas nesta quarta-feira (11), com a companhia uruguaia também armazenando e entregando as mercadorias do atacarejo brasileiro.
Essa iniciativa é a mais recente do Mercado Livre, a maior empresa da América Latina em valor de mercado, para adicionar outros varejistas à sua plataforma no Brasil, seu maior mercado, representando também um novo impulso na categoria de supermercados.
- SAIBA MAIS: Investir com inteligência começa com boa informação: Veja as recomendações do BTG Pactual liberadas gratuitamente pelo Money Times
Para o Assaí, a parceria pode ajudar a impulsionar o crescimento das vendas com investimentos menores do que os exigidos por novas lojas físicas, já que a empresa reduziu a abertura de lojas nos últimos anos para diminuir sua dívida líquida.
A parceria incluirá alimentos não perecíveis, bem como categorias como higiene e perfumaria, com o Assaí se tornando cliente do serviço de entrega e armazenamento “full commmerce” do Mercado Livre, disseram executivos de ambas as empresas em uma coletiva de imprensa.
O Assaí, que opera mais de 300 lojas no Brasil em um formato híbrido de atacado e varejo, não vende diretamente online para os clientes, apenas por meio de aplicativos de entrega, como o iFood.
“Realizamos muitos cálculos e projeções e estamos confiantes de que conseguiremos manter nosso nível atual de competitividade, mesmo com a taxa que teremos que pagar ao Mercado Livre”, afirmou Belmiro Gomes, presidente-executivo do Assaí.
Os detalhes financeiros da parceria, incluindo sobre compartilhamento de dados, não foram divulgados.
A parceria oferecerá inicialmente 400 tipos de produtos, entregues a partir de três centros de distribuição do Mercado Livre no estado de São Paulo, no sudeste do país, afirmou Fernando Yunes, head de commerce do Mercado Livre na América Latina. As entregas chegarão a todo o território nacional até o final do ano, acrescentou.
No ano passado, o Mercado Livre anunciou uma parceria para vender produtos da Casas Bahia , em um esforço para impulsionar a expansão das vendas de eletrônicos e eletrodomésticos.
Yunes afirmou que, dentro do novo acordo, as lojas do Assaí também poderão comprar suprimentos no Mercado Livre, enquanto haverá cashback na fintech Mercado Pago para clientes do programa de fidelidade MELI+ que compram produtos do Assaí pela plataforma.
Nesta quarta-feira, o Assaí informou que teve lucro líquido ajustado de R$347 milhões no quarto trimestre de 2025, valor 26,8% inferior ao registrado no mesmo período de 2024.