Mercado não se surpreenderá se hidratado tiver aumento recorde semanal de preços nas indústrias

27/08/2021 - 14:19
Cana-de-açúcar
Quebra recorde da safra de cana mantém projeções de altas do hidratado em toda a cadeia produtiva e no bolso do consumidor (Imagem: REUTERS/Desmond Boylan)

O etanol hidratado vai consolidar mais uma semana de alta na usina. E não deverá surpreender se sair com aumento recorde no acumulado de 23 a esta sexta (27), dentro dos padrões de levantamento do Cepea.

A visualização dessa possibilidade é da trading SCA, dadas as circunstâncias conjunturais, acentuadas estes dias, que estão embalando os negócios na origem desde a última semana de agosto.

Com exceção da ligeira queda nas distribuidoras na segunda, o renovável subiu todos os dias, acumulando 1,52% até ontem – e mais de 7% no mês, também segundo o Cepea -, lista Martinho Ono, CEO da empresa.

O segmento veio comprando mais caro o etanol hidratado e foi repassando, inclusive porque os preços do petróleo e da gasolina internacional abriram a semana em reversão de alta, tirando de cena a arbitragem que o mercado deveria fazer, contando com um corte na refinaria pela Petrobras (PETR4).

Na terça, acrescenta ele, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), reportou mais uma quebra de produção, de 16,99% na primeira quinzena de agosto, estacionando em 1,3 bilhão de litros.

Em julho também houve forte recuo, mantendo as usinas produzindo, proporcionalmente, mais anidro, enquanto a safra de cana embica para uma quebra que pode chegar em 530 milhões de toneladas.

Mesmo com prejuízo nas vendas, como também está nos dados da Única para a primeira metade de agosto (menos 12,29%) refletindo essas altas, a oferta é baixa para as necessidades básicas da cadeia setorial.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 27/08/2021 - 14:19

Cotações Crypto
Pela Web